.:: Initial D Brasil ::.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

5 participantes

Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por Éder Qui Jun 03, 2010 1:06 pm

3 de junho de 2010
PNEU COM CAMBAGEM
Postado por Paulo Keller

"Com mais de um século de evolução, o conceito de automóvel pouco mudou. Desde os tempos das carruagens até hoje todos os automóveis de massa possuem quatro rodas. E é através dos pneus que os carros fazem a interface com o planeta Terra.

Porém, apesar de toda evolução tecnológica dos automóveis, os pneus tem evoluído de maneira muito tímida. Inventado em 1846, a primeira evolução significativa só ocorreu em 1946 com o surgimento dos pneus radiais. Em 1958 surgiram os primeiros run-flat, que rodam sem estar cheios de ar, e em 1968 nasceram os pneus de perfil baixo.

Como sabemos, o pneu é um componente vital que influencia toda a dinâmica do automóvel. Um pneu descalibrado pode alterar significativamente o comportamento dinâmico e o consumo de combustível. A escolha de um pneu pode definir o resultado de uma corrida ou definir a pole position, como o Bob nos contou no post "Cantando na chuva".

Ou seja, chassi ótimo com pneu errado é igual a carro ruim. As evoluções mais recentes estão no composto da borracha, ou em tudo que não é borracha que é adicionado à sua fórmula. O desafio é diminuir a resistência ao rolamento sem diminuir a aderência, um grande paradoxo a ser vencido.

Em posts recentes falamos sobre geometria de suspensão: "Ângulos e seus efeitos" do Bob Sharp e "Cambagem positiva" do Milton Belli. O assunto é bom e não há como deixar o pneu de fora da equação.

Então um americano dono de uma revenda de automóveis, ao observar a cambagem excessiva das rodas traseiras de um carro completamente carregado, resolveu desenvolver um pneu com perfil assimétrico. Ou seja, um pneu com paredes laterais com alturas diferentes entre o lado externo (mais alto) e o lado interno, criando assim o que ele chamou de camber tire, ou pneu com cambagem. Nesse caso com cambagem negativa.

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Scott-camber-tire
Foto: Automobile

Um dos efeitos da cambagem negativa é a melhoria significativa na estabilidade em curvas. Mas, por outro lado, quanto mais acentuada a cambagem, mais diferente é o desgaste da banda entre o lado interno e o externo do pneu, uma vez que o contato com o solo diminui no lado externo. Então normalmente se utiliza ângulos discretos de cambagem e se melhora a estabilidade direcional em linha reta com a convergência. Porém a convergência também tem desvantagens, pois gera aumento da fricção (escorregamento) do pneu com o solo mesmo em linha reta, aumentando o desgaste e o consumo de combustível.

No Mille Economy a Fiat reduziu ao máximo tanto a cambagem quanto a convergência justamente para diminuir o consumo de combustível.

Com o pneu com cambagem não é necessário nenhuma convergência nas rodas e a cambagem é obtida através do próprio desenho do pneu, com a vantagem da banda ficar sempre paralela ao solo melhorando a aderência, principalmente em curvas, e diminuindo o desgaste irregular da banda.

Além disso também diminui o consumo e, de acordo com testes com protótipos, o trabalho da suspensão melhorou, deixando o veículo testado bem mais confortável. Com o desenho assimétrico, durante curvas fortes também se diminui a tendência do pneu a dobrar forçando o seu desprendimento da roda, o chamado destalonamento.

A Goodyear já está testando pneus com cambagem na Nascar em circuitos ovais e com curvas em nível em substituição a ajustes de cambagem assimétricos na suspensão, que também são feitos na Indy.

A novidade foi patenteada e continua sendo desenvolvida. Para atingir uma escala comercial, seu inventor quer licenciá-la para algum grande fabricante que ajude a finalizar o desenvolvimento.
Depois há o trabalho de convencimento dos fabricantes de automóveis para adotar o pneu com cambagem em carros de passeio.

Pode ser que esse seja o próximo grande passo no desenvolvimento de pneus."

http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/06/pneu-com-cambagem.html


Que tal galera? Achei importante mostrar isso aqui, pois pode ser uma excelente opção de setting pra nós.
Sabemos que suspensão é uma área muito complicada, chata e perigosa de se mexer e com esse pneu podemos modificar a cambagem sem causar maiores danos a geometria geral da suspensão, podendo até manter ela com a segurança do alinhamento original, fora que não tem vários dos pontos negativos apresentados por um acerto mecânico de cambagem como o desgaste irregular de pneu. É perfeito!
Isso também facilita múltiplos ajustes, os mais empolgados podem ter vários jogos de pneu para várias cambagens e situações.
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por kmaru Qui Jun 03, 2010 3:53 pm

interessante, colocar um par desses na frente do chevas ficaria ótimo com a suspensão rebaixada
kmaru
kmaru
Doriking

Mensagens : 703
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 37
Carro Preferido : Gosto d carros e não de eletrodomésticos.
Anime Preferido : q pergunta, oras...
Localização : Londrina, PR
Humor : As avessas. Quando tento ser sério acabo fazendo as pessoas rirem...

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por Zezé Qui Jun 03, 2010 5:48 pm

gimme gimme gimme *_*
Zezé
Zezé
Doriking

Mensagens : 653
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Localização : In hell, with your mom.
Humor : Negro... e faminto.

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por JulioCMO Sex Jun 04, 2010 2:16 pm

Sei não...

JulioCMO
Piloto

Mensagens : 373
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por Vitor Leite Dom Jun 13, 2010 1:03 am

Me parece bom.

O problema vai ser na hora do mexânico alinhar xD
Vitor Leite
Vitor Leite
Piloto

Mensagens : 497
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Carro Preferido : 2009 Chevy Corvette ZR1
Localização : Salvador BA
Humor : Toc toc...

http://www.projecttarmac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por Zezé Dom Jun 13, 2010 1:22 am

acho que vai ser mais tenso eles montarem certo que alinhar, lol
Zezé
Zezé
Doriking

Mensagens : 653
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Localização : In hell, with your mom.
Humor : Negro... e faminto.

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por Éder Dom Jun 13, 2010 11:39 pm

Vitor Leite escreveu:Me parece bom.

O problema vai ser na hora do mexânico alinhar xD

O alinhamento é feito com as rodas originais. Coloca o pneu com cambagem depois.
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por Vitor Leite Seg Jun 14, 2010 12:37 am

É...

esse não é um artigo para leigos!
Vitor Leite
Vitor Leite
Piloto

Mensagens : 497
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Carro Preferido : 2009 Chevy Corvette ZR1
Localização : Salvador BA
Humor : Toc toc...

http://www.projecttarmac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus? Empty Re: Pneus com Cambagem - A evolução dos pneus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos