Gráfico de potência (dúvida)
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Gráfico de potência (dúvida)
Olá, gostaria que alguém me ensinasse a analizar um gráfico de potência, aquele que mostra 2 curvas, uma de torque e outra de CV, e analizando elas como posso "tirar vantagem" dirigindo o carro?
Desculpem minha ignorância e preguissa de procurar no Google mas acho que aqui vou ter respostas melhores e confio muito nesse fórum ;D
Obrigado a todos
Desculpem minha ignorância e preguissa de procurar no Google mas acho que aqui vou ter respostas melhores e confio muito nesse fórum ;D
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Última edição por Hideki em Seg Jan 24, 2011 12:13 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Estética)
Hideki- Condutor
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Re: Gráfico de potência (dúvida)
opa xD
bom, você já sabe qual é qual e isso é o mais importante xD
o melhor jeito de tirar vantagem desse gráfico é analisar a rotação no momento do pico de potência e procurar sempre trocar a marcha nesse giro. em geral, faz o motor trabalhar entre o ápice da curva de torque (que deve ser o mais linear possível, se não tem problemas no motor...) e o pico de potência, o que aumenta consideravelmente a aceleração já que o motor está trabalhando na sua faixa ideal de giro.
bom, você já sabe qual é qual e isso é o mais importante xD
o melhor jeito de tirar vantagem desse gráfico é analisar a rotação no momento do pico de potência e procurar sempre trocar a marcha nesse giro. em geral, faz o motor trabalhar entre o ápice da curva de torque (que deve ser o mais linear possível, se não tem problemas no motor...) e o pico de potência, o que aumenta consideravelmente a aceleração já que o motor está trabalhando na sua faixa ideal de giro.
Zezé- Doriking
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Humor : Negro... e faminto.
Re: Gráfico de potência (dúvida)
Opa, valeo Zezé
Agora vou arregaçar no Gran Turismo 4
auhsuhashuahusahusuhahushuahushuas
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Hideki- Condutor
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Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 30
Localização : SP
Re: Gráfico de potência (dúvida)
Cara, as vezes a gente tenta procurar algum assunto interessante pra comentar mas nem sempre encontramos, e você apareceu com um assunto bem interessante. Digo isso até porque eu comecei a analisar melhor esses tempos qual seria o melhor momento pra upshifting de acordo com o carro, e um dos specs que analiso é a a curva de torque e potência, e outro é a relação de marcha.
Bem, achei um gráfico de dois carros.
Bom, pra quem ainda não saber ler um gráfico de curva de torque e potência, algumas características.
- É comum encontrar curvas em que a do torque é mais baixa que a da potência, como é o caso da imagem acima. Porém pode-se encontrar curvas em que tanto a da potência como a do torque estejam na mesma altura, aí o gráfico pode identificar pela cor, exemplo é o gráfico do settings do GT4.
- Caso as duas curvas estejam niveladas e sem legenda pra identificação, aí outra característica que identifica cada um é onde ocorre o pico de cada uma. A curva de torque normalmente tem o pico num rev inferior ao da potência. Observando a escala de RPM no gráfico identifica ambos. Alguns carros preparados podem ter as duas curvas com pico no mesmo rev, mas é claro que o desenho da curva pode ser diferente. Se encontrar algum gráfico do tipo e sem legenda... hehe, bem, aí pra identificar é analisando com calma. Curvas de torque costumam ter um pico menos nítido, xD.
Bem, antes de mais nada, se eu não souber o real limite do motor eu irei respeitar o rev limit apresentado no tacômetro. Caso o tacômetro não tenha a indicação de rev limit, tentarei estabelecer procurando informações. Exemplo o Chevette, que analisei a que rev ocorre o pico de potência, considero que a maioria dos motores que tenham pico de potência parecidos, e entendo que pode ser a 6500rpm, e tento determinar o momento de troca de marcha também considerando o câmbio, que no caso do Chevas tem a 3ª marcha bem longa, e a 5ª meio inútil à sua potência, xD.
Bem, se eu estivesse com um mesmo Vectra do gráfico, considerando seu rev limit pouco antes dos 6500rpm, e considerando que a queda de rev possa ser de uns 2000rpm, eu faria o upshifting em torno dos 6000rpm, que de certo seria um momento em que o motor já estaria perdendo aceleração devida a queda da potência e do torque, podendo diminuir o rev do upshifting se as marchas seguintes forem cada vez mais curtas, justamente pra evitar muita perda de potência e torque.
Bem, no caso de um Civic eu executaria o upshifting aos 6800rpm mesmo, se o carro permitir, também considerando que a queda de rev possa ser de uns 2000rpm.
Bem, achei um gráfico de dois carros.
Bom, pra quem ainda não saber ler um gráfico de curva de torque e potência, algumas características.
- É comum encontrar curvas em que a do torque é mais baixa que a da potência, como é o caso da imagem acima. Porém pode-se encontrar curvas em que tanto a da potência como a do torque estejam na mesma altura, aí o gráfico pode identificar pela cor, exemplo é o gráfico do settings do GT4.
- Caso as duas curvas estejam niveladas e sem legenda pra identificação, aí outra característica que identifica cada um é onde ocorre o pico de cada uma. A curva de torque normalmente tem o pico num rev inferior ao da potência. Observando a escala de RPM no gráfico identifica ambos. Alguns carros preparados podem ter as duas curvas com pico no mesmo rev, mas é claro que o desenho da curva pode ser diferente. Se encontrar algum gráfico do tipo e sem legenda... hehe, bem, aí pra identificar é analisando com calma. Curvas de torque costumam ter um pico menos nítido, xD.
Bem, antes de mais nada, se eu não souber o real limite do motor eu irei respeitar o rev limit apresentado no tacômetro. Caso o tacômetro não tenha a indicação de rev limit, tentarei estabelecer procurando informações. Exemplo o Chevette, que analisei a que rev ocorre o pico de potência, considero que a maioria dos motores que tenham pico de potência parecidos, e entendo que pode ser a 6500rpm, e tento determinar o momento de troca de marcha também considerando o câmbio, que no caso do Chevas tem a 3ª marcha bem longa, e a 5ª meio inútil à sua potência, xD.
Bem, se eu estivesse com um mesmo Vectra do gráfico, considerando seu rev limit pouco antes dos 6500rpm, e considerando que a queda de rev possa ser de uns 2000rpm, eu faria o upshifting em torno dos 6000rpm, que de certo seria um momento em que o motor já estaria perdendo aceleração devida a queda da potência e do torque, podendo diminuir o rev do upshifting se as marchas seguintes forem cada vez mais curtas, justamente pra evitar muita perda de potência e torque.
Bem, no caso de um Civic eu executaria o upshifting aos 6800rpm mesmo, se o carro permitir, também considerando que a queda de rev possa ser de uns 2000rpm.
kmaru- Doriking
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Carro Preferido : Gosto d carros e não de eletrodomésticos.
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Re: Gráfico de potência (dúvida)
curvas de torque não costumam ter pico. e tem problemas gravíssimos de engenharia se tiver! a linha de torque tem que ser mais linear, de preferência plana.
Zezé- Doriking
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Re: Gráfico de potência (dúvida)
O foda é fazer uma curva muito plana. Eu disse pico o ponto onde registra o valor máximo, ñ é pico de ponta.
Última edição por kmaru em Ter Jan 25, 2011 12:48 am, editado 1 vez(es)
kmaru- Doriking
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Re: Gráfico de potência (dúvida)
pinto riariaairairairaira
cê quis dizer ápice, né? xD
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Zezé- Doriking
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Re: Gráfico de potência (dúvida)
Valeo aew pela resposta Marcelo, muito bem explicado, era oque eu esperava mesmo, só não entendi sua segunda resposta, Pinto? ahushaushuaushhuasuhhua.
Eu não tinha entendido até o zezé falar ai
Eu não tinha entendido até o zezé falar ai
Hideki- Condutor
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Re: Gráfico de potência (dúvida)
xD. Escrevi errado. Era ponto, e não essa porra aí.
kmaru- Doriking
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Re: Gráfico de potência (dúvida)
Ops, falha no engano!!!
Hideki- Condutor
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