.:: Initial D Brasil ::.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

+6
Deph
kmaru
Vitor Leite
Renan
Danyel
Éder
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Éder Sáb Jul 10, 2010 5:41 am

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Re3

Uma das coisas que mais me atraem em um carro é se a sua dinâmica favorece o desempenho em pistas e circuitos travados, como touges e ruas. De quebra, o carro ainda tem de ser bom de circuito misto.
É isso aí, gosto de carro que faz curva! Pouco peso, ponto G baixo, agilidade, pouca inércia, etc.

Utilizando como regra o que eu disse logo acima, imaginei como ficaria um Miata com motor Rotary.
Estamos no Brasil, eu sei, vai ficar difícil de licenciar o monstrinho em qualquer lugar do mundo, eu sei, é caro e difícil de fazer, eu sei, mas um homem sem sonhos é um homem morto. Fui ao Google pesquisar sobre a adaptação, e é bem mais comum do que eu imaginava. Existem Miatas Rotary as pencas!

Nesse tópico não vou ficar citando nem potência e nem torque, isso pra mim é secundário em um motor e não é o foco do que eu quero mostrar. Potência e torque você extrai de uma maneira ou de outra, com estudo e preparação. A dinâmica não tem como.
O motor influência demais no comportamento geral do veiculo, seu peso e posição alteram a inércia e a distribuição de peso, um motor grande demais pode estragar um carro que poderia curvar muito melhor.

Teoricamente, como seria um Miata com motor Rotary? Se tratando de desempenho em touge e circuitos travados, seria um monstro. A junção de dois ases da eficiência (não, não é o Project D ¬¬).

O MX-5 (antigamente Roadster no Japão e chamado de Miata nos EUA) originalmente já é um capeta. Foi criado pela Mazda com o intuito de proporcionar o máximo em prazer ao dirigir e obter a perfeição técnica.
O currículo de prêmios do MX-5 é invejável: ganhou os prêmios de carro do ano em 1989 e em 2005 pela Wheels Magazine, eleito o melhor carro esportivo dos anos 90 e um dos 5 melhores de todos os tempos pela Sports Car International, ficou sete vezes na eleição “Ten Best” da Car and Driver e no Japão foi eleito o carro do ano em 2005~2006.
O MX-5 é tão incrível que até quem não gosta de carro japonês se rende a ele, como os blogueiros do AUTOentusiastas. Algumas frases tiradas de lá:

“Tem gente aqui, colegas colunistas e leitores, que vão chiar, mas o Mazda Miata é o meu #1. “
Bob Sharp

“O Mazda Miata é uma perfeição técnica, bom pacas de guiar. “
Arnaldo Keller

E olhem só o que Jeremy Clark disse sobre o Miata:
“The fact is that if you want a sports car, the MX-5 is perfect. Nothing on the road will give you better value. Nothing will give you so much fun. The only reason I’m giving it five stars is because I can’t give it 14 “


Mas nada é tão perfeito que não possa melhorar. Colocar um Rotary no Miata, um carro que originalmente vem com um L4 DOHC (o motor chama-se "BP"), poderia melhorá-lo ainda mais, diminuindo a sua (pouca) inércia, baixando ainda mais seu peso e seu Ponto G.
Uma comparação de peso: o BP original do miata pesa 226kgs, enquanto o 13B pesa apenas 180kgs.

Quando se fala em motor pequeno, baixo e leve, o Rotary é a referência. É chover no molhado elogiar e mostrar as vantagens de um Rotary aqui no nosso fórum, mas vamos lá: extremamente leve, compacto e eficiente. Consegue gerar mais potência do que um ciclo otto convencional de mesma cilindrada, além de ter muito menos peças móveis.
É uma pena que poucas marcas tenham realmente investido nesse motor no mundo automobilístico, talvez pela simples mesquinharia comercial. Apenas a Mazda o aproveitou como deveria, vencendo inúmeros eventos e competições na Europa e no Japão, inclusive vencendo as 24 de Le Mans de 1991 com o lendário 787B, com grande superioridade sobre os adversários, fato que levou a FIA a proibir o uso do Rotary na Le Mans.


787B. Um dos roncos mais espetaculares de todos os tempos.


Os RX-7 até hoje são reconhecidos como um dos melhores carros para touge e drift do Japão (e do mundo). O maior trunfo do RX-7 é seu extremo equilibrio, e o principal responsável por esse equilibrio é o Rotary embaixo do capô.
Aqui tem uma foto bem limpa do cofre de um FC, mostrando exatamente o que quero dizer e que me interessa para esse tópico:

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas OgAAAMmwdi_qZZ6_YEU0dBrfCr5F5z89qVbxS_rLLYEFQKv2IOev0J7F1fqkXgTKGIaGt0ga_D_79P-7yBKO7QUmKr8Am1T1UDNa9cE1sp4ZdBJG-BQvE5q2hLob

O motor fica todo atrás do eixo dianteiro, permitindo com que a distribuição de peso fique próxima a 50/50. Adicionando, o peso do motor se concentra muito próximo ao chão, o que abaixa o ponto G do carro. Esse é o principal trunfo de um Mazda RX-7, é isso o que faz dele ser um carro tão bom para drift e percursos travados.


Agora, olhem isso...
Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Miata1
É um 13B equipado num Miata. Ainda faltam muitos componentes para serem instalados, mas isso agora é bom, pois deixou o cofre limpo para olharmos. Reparem como o bloco é baixo, pequeno, e como sobra espaço no cofre.

Me pergunto porque a Mazda ainda não fez um Miata Rotary.
Ela tem o carro e o motor, raios! Pra mim é tão óbvia essa combinação...

Bem, vamos a adaptação. Andei pesquisando um bocado na net e agora passo o resumo.

Motor:
O motor mais utilizado na adaptação é o 13B-DEI do FC3S S5

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas 13b_dei_turbo_mazda

Vamos precisar de novos suportes para o motor. Felizmente, na internet se vende o kit pronto (o que não se vende na internet, aliás?).
Outro ''problema'' que o pessoal encontra é que o Rotary fica muito para trás (estou sorrindo neste momento), e se acomoda muito próximo a parede corta-fogo, exigindo uma remodelação da parede.

Câmbio
É possível utilizar o câmbio original do Miata em preparações aspiradas, o que torna tudo mais fácil. Se o dono for hardcore, ele pode comprar o câmbio de 6 marchas do MX-5 mais recente.
Porém, é altamente recomendável a troca do câmbio em caso de uma sobrealimentação. Temos duas opções. A primeira opção é usar o câmbio do RX-7, porém esse câmbio requer modificações no túnel do Miata. Lembrando que modificações no túnel podem comprometer seriamente a estrutura do carro, ainda mais do Miata que é monocoque.
Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Parts009
Câmbio do FC3S.

A outra opção é usar um câmbio “hibrido”, ou seja, pegar a caixa do câmbio do MX-5 e trocar os componentes internos pelos do RX-7. A montagem é problemática, porém o resultado é excelente, a única adaptação necessária é acoplar a “cabeça” do cardã do RX-7 no cardã do MX-5, assim não é necessária a troca do diferencial.

Algumas pessoas retiram uma peça do MX-5 chamada “Power-Plant Frame” para facilitar a adaptação do câmbio do RX-7.
Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Fa37759e
Ai está o dito cujo. É essa estrutura que liga o câmbio ao eixo traseiro do veículo.
A fábrica diz que a intenção do PPF é manter a distância entre o câmbio e o diferencial, eliminando um possível lag do cardã. Isso agiliza a aceleração do veículo e também tem papel estrutural. Li relatos de que a remoção do PPF piora o handling do Miata, portanto não há sentido em retirá-lo nessa preparação, fica aqui apenas como uma curiosidade.


Diferencial
Se for feita a adaptação no cardã, não é necessária a troca do diferencial. Mas é recomendado que se use o diferencial 7'' do Miata NA6 (primeiro modelo), mais forte do que os outros.
Para preparações mais fortes, o pessoal usa o diferencial do RX-7, porém esse diferencial é muito grande e impossibilita o dono do Miata de rebaixar sua viatura... É, não é tão ruim assim.


Ademais é o de costume que vocês todos sabem, pois nenhum hashiriya vai fazer um engine swap e manter a mesma suspensão, freios e estrutura.

Alguns preços pelas pesquisas que fiz, valores em dólares:
Motor 13B-DEI do FC: $2.000
Câmbio do FC: $420
Diferencial do FC: $265
Cardã do FC: $130
Suportes para o 13B: $5 cada um

Vendo os preços eu concluo que é um sonho bem real caso eu morasse no exterior. Aiai...


Bem, agora um pouquinho da pratica.
Infelizmente no Youtube só tem um vídeo de Miata Rotary em circuito. O resto são estadunidenses fazendo burnouts e zerinhos, que maravilha...



Temos aí um feliz proprietário de um Miata Rotary aspirado estreando sua máquina nas pistas. Somada a inexperiência, diz ele que o carro ainda não está alinhado corretamente. Mesmo assim, o roadsterzinho aspirado consegue dar sufuco em dois RX-7! Sensacional como o FC o passa rasgando na reta (o cara do Miata tirou o pé) e depois o Miata aspirado o busca, tirando pouco a pouco a distância em cada curva.
No finalzinho ainda aparece um FD a frente dos dois, antes do radiador do Miata furar e ele rodar no próprio fluído. Muita coincidência aparecerem as duas gerações de RX-7 nesse vídeo, é quase um comparativo!
Gostaria muito de ver o que aconteceria caso esse MX-5 aspirado estivesse bem alinhado e o piloto o conhecesse.
Ah... já disse que esse Miata é aspirado? Haha!
(Atenção, esse vídeo trava em dois momentos, aos 1:13 e aos 1:54. Daí é só esperar ele carregar e adiantar.)


Aqui temos um Miata equipado com um 13B que participou das 24hs de Daytona
Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Hot_pit1
Mais infos: http://www.miata.net/sport/daytona/


Aqui um Miata Rotary no Speedhunters:
http://speedhunters.com/archive/2009/01/06/car-feature-gt-gt-re-powered-na6ce-in-bc.aspx



Fim! O que acharam do carro pessoal? Esse Miata está virando minha meta automobilística. =)



Miata Rotary - A máquina de fazer curvas 003

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas L_78912b075a6d4c7ba98f772a77e79e26

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Miata3
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Danyel Sáb Jul 10, 2010 12:17 pm

Cara, sensacional! Incrível como o 13B é pequeninho e leve.
Acho que se a Mazda começasse a fabricar um desses, seria um carro bem adorado.
Vamos fazer um abaixo assinado e enviar pra eles. XD

E putz... o ronquinho do 787B ali hein, monstruoso.
Danyel
Danyel
Motorista

Mensagens : 146
Data de inscrição : 04/06/2010
Idade : 31
Anime Preferido : Initial D
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Renan Sáb Jul 10, 2010 1:26 pm

Foda o Mazdinha!Masaxo q ficaria caro nessa configuração!
Renan
Renan
Piloto

Mensagens : 386
Data de inscrição : 22/02/2010
Carro Preferido : Alemães e Ingleses em geral

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Vitor Leite Sáb Jul 10, 2010 2:43 pm

LOL

Manual Comofás Sozinho: Mazda Miata Rotary Very Happy

muito bom... eu sabia que o motor rotativo era bem compacto, mas NÃO TANTO!

Só um detalhe técnico: motores Wankel não são nem um pouco eficientes. Eficiência de um motor não tem nada a ver com a potência e/ou o torque que ele desenvolve.

Ainda assim, se você busca eficiência num motor de alta performance, você está fazendo isso errado: vai parar botando um diesel no seu carro, o que não é, exatamente... de alta performance...

Digamos apenas que ele tem uma altíssima potência específica Smile




Em suma, o Miata é a perfeita definição de como um esportivo deve ser, não importa a potência que ele leva debaixo do capô.
Ainda espero (inutilmente) pelo dia em que as montadoras nacionais aprendam com a Mazda e larguem suas versões fake-cross pra voltar a fazer hot-pockets, como o XR3, GTi, S/R...
Vitor Leite
Vitor Leite
Piloto

Mensagens : 497
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Carro Preferido : 2009 Chevy Corvette ZR1
Localização : Salvador BA
Humor : Toc toc...

http://www.projecttarmac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por kmaru Sáb Jul 10, 2010 2:59 pm

muito legal a matéria, éder, tb já imaginei se a mazda produzisse o miata com um rotary... nas últimas fotos eu tava prestando atenção no distribuidor: 6 cabos d velas, 2 vinda d 2 bobinas, 2 saindo pra 2 velas d uma câmara d combustão e 2 saindo pra outra câmara, interessante isso, pra quem ñ entendeu o pq d 2 velas por câmara, trata-se do desenho da câmara, deixando a mesma prolongada pra uma vela ocasionar uma boa combustão, a 2ª vela faisca logo depois pra completar a queima, bem legal isso, né
kmaru
kmaru
Doriking

Mensagens : 703
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 37
Carro Preferido : Gosto d carros e não de eletrodomésticos.
Anime Preferido : q pergunta, oras...
Localização : Londrina, PR
Humor : As avessas. Quando tento ser sério acabo fazendo as pessoas rirem...

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Vitor Leite Sáb Jul 10, 2010 3:38 pm



em 2:20 dá pra ver que se formam duas câmaras de explosão pra cada lado do rotor.
Se cada um dos três lados completa todos os 4 tempos a cada giro, são 2x3 = 6 explosões por giro, por rotor. Um motor de 4 tempos comum gera 1 explosão a cada 2 giros por pistão.

Essa é a diferença... é astronômica.
Vitor Leite
Vitor Leite
Piloto

Mensagens : 497
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Carro Preferido : 2009 Chevy Corvette ZR1
Localização : Salvador BA
Humor : Toc toc...

http://www.projecttarmac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Éder Sáb Jul 10, 2010 6:51 pm

Danyel escreveu:E putz... o ronquinho do 787B ali hein, monstruoso.

Pode crê. O ronco do 787B já me arrancou lágrimas cara, coisa de outro planeta


Renan escreveu:Masaxo q ficaria caro nessa configuração!

Ali no texto tem os valores, não é tão caro não, principalmente se você morar no exterior.


Vitor Leite escreveu:
Só um detalhe técnico: motores Wankel não são nem um pouco eficientes. Eficiência de um motor não tem nada a ver com a potência e/ou o torque que ele desenvolve.

Ainda assim, se você busca eficiência num motor de alta performance, você está fazendo isso errado: vai parar botando um diesel no seu carro, o que não é, exatamente... de alta performance...

Digamos apenas que ele tem uma altíssima potência específica Smile

Você se respondeu.
Eficiência não é só potência. Você pode buscar eficiência em vários ângulos diferentes. O ROTARY (erro de digitação editado) é o mais eficiente no mundo no que ele se propõe: Dinâmica. Leve, pequeno e baixo.
Ele é tão bom nesse sentido que eu conviveria com os outros problemas dele tranquilamente. Não me incomoda não.




Última edição por Éder em Sáb Jul 10, 2010 9:27 pm, editado 4 vez(es)
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Danyel Sáb Jul 10, 2010 6:55 pm

Cara, aquele vídeo do Vitor, que lindo o Rotary funcionando. *-*
Nunca tinha visto.
Danyel
Danyel
Motorista

Mensagens : 146
Data de inscrição : 04/06/2010
Idade : 31
Anime Preferido : Initial D
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Deph Sáb Jul 10, 2010 8:36 pm

eder .
Primeiramente gostaria de lhe dar os parabens , o artigo ( sim pq esta num nivel de blog proficional tirando pequenos detalhes que pra mim são estilo próprio , mais num blog grande iriam falar mal ) esta absolutamente perfeito , muito bem escrito e claro .
mesmo alguem sem conhecimento real ( leia se NFSBoyz ) entenderia do que se trata e '' compraria'' a proposta e o entusiasmo .

o CARRO É ABSURDO , GENIAL unica coisa que eu tenho pra diser é : o rotary podia ser central ( ehehehehe ) .


Desafio você a escrever sobre muscle cars e , decoração , procurar pontos bons neles.
Deph
Deph
Piloto

Mensagens : 443
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 40
Carro Preferido : 1.6R MPI 1993 branco / alfa giulia sprint 2000
Anime Preferido : Initial D
Localização : teodoro sampaio SP
Humor : hell yeah!!

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Vitor Leite Sáb Jul 10, 2010 9:04 pm

Eder,

acredito que você falou de eficiência do motor Wankel, não do Miata.

Se o Miata é eficiente?
Até eu fico gostoso num Miata. ISSO é eficiência Razz
Vitor Leite
Vitor Leite
Piloto

Mensagens : 497
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Carro Preferido : 2009 Chevy Corvette ZR1
Localização : Salvador BA
Humor : Toc toc...

http://www.projecttarmac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Éder Sáb Jul 10, 2010 9:18 pm

Vitor Leite escreveu:Eder,

acredito que você falou de eficiência do motor Wankel, não do Miata.

Se o Miata é eficiente?
Até eu fico gostoso num Miata. ISSO é eficiência Razz

Foi erro de digitação, perdão Vitor. Eu me referia ao Rotary sim.
Na minha visão, não existe motor mais eficiente do que ele dinamicamente. Sei que ele polui muito, mistura gases do escape com admissão (problema de vedação) e outras coisinhas mais, porém o potencial que ele dá em curvas enterra qualquer outro problema. Nisso ele é eficiente e apelão, o carro fica leve e equilibrado, tanto que baniram ele da Le Mans.

____________


Deph

Obrigado mano. Apesar do texto não ter pretenção nenhuma de ser profissional. ^^

O rotary é de certa forma central. Ele fica todo atrás do eixo dianteiro, portanto entre-eixos. =P
Montado atrás do banco do passageiro talvez ele traria um desequilibrio muito grande ao carro (bem maior do que instalado na dianteira), aumentando muito o peso da traseira.

Escrevo tranquilamente sobre Muscles, da pra apontar coisas que gosto neles facilmente. Porém na decoração (xuning) iria voar tijolo pra tudo lado. Tenho opiniões bem tensas sobre isso. =P
Abraços
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Convidad Sáb Jul 10, 2010 11:46 pm

Acredito que a Mazda não tenha optado por produzir o modelo, devido aos problemas de vedação e auto consumo do motor rotativo, assim como a emissão de poluentes que tornaram inviável que a produção dos RX7 fosse continuada devido a prejuízos causados pela queda no mercado desses automóveis. O que não entendo é o porquê desses mesmos problemas não terem sido solucionados até hoje, depois de tanto tempo dos lançamentos dos RX7s.Pois se o projeto fosse viável, acredito que a Mazda teria lançado esse último Miata edição de aniversário, na versão rotary, não só para colecionadores e entusiastas, como para pesquisa em futuros modelos, assim como a procura e aceitação no mercado. Acredito que não seja o projeto que encareça o produto e sim a manutenção de um rotativo, pois é bem mais caro que os motores comuns. Pelo menos é o que tenho lido de proprietários de Rx7s em fóruns.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por JulioCMO Dom Jul 11, 2010 12:43 am

Belísismo texto Éder !Nada como uma paixão entusiasta pra descrever um carro kkkkkk

Eu sou suspeito pra falar quando o assunto é engine-swap,sou viciado em trocar motores e esse caso é um dos que mais chamam atenção pois são dois componentes (carro e motor) que parecem ter sido feitos um pelo outro e distanciados pelo destino.

Creio que o único motivo do MX-5 nunca ter vindo com um Rotary é aquele que comentamos noite passada,na época de seu lançamento outros modelos com Rotary estavam em alta e a Mazda precisava de um modelo de menor porte e mais econômico,já que o RX-7 sempre resumiu toda a divisão esportiva da Mazda.

Ainda hoje eu penso que com a chegada do novo MX-5 (em 2007,coisa assim) o motor Renesis do RX-8 poderia ter sido derivado para o pequeno Mazda,mas se pra colocar em um carro a montadora teve chateações,imagina com um outro =/

Eu instalaria um 13B aspirado facilmente em um Miata.Minha linha de pensamento é um tanto distante da maioria das pessoas,carro é um hobby e eu não nego dinheiro em caso eu vá investir nele.Creio que vale a pena ter o orgulho de montar um carrinho desse,que além de inspirador,é 101% esportivo.

Acho que de certa forma,gostando ou não do RX-8,temos que agradecer por ele sustentar o nome Rotary até hoje,mesmo em frente às ''normas verdes''.Se não fosse por esse carro o Rotary possivelmente entraria em desuso (o que é difícil de acreditar,mas aconteceu com o NSX) e seria bem menos conhecido entre ''não entusiastas'' como é hoje.

Enfim,escrevi demais,foi minha contribuição ao texto kkkkkkkkk

EDIT: Esqueci de comentar: ' fato que levou a FIA a proibir o uso do Rotary na Le Mans'' - No lugar FIA,leia Toyota. Very Happy

JulioCMO
Piloto

Mensagens : 373
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Vitor Leite Dom Jul 11, 2010 1:11 am

Me parece com a Ford falando do aerofólio do Plymouth Superbird...

Eu vi isso no youtube hoje mesmo:

O futuro dos Rotary? Tomara. Sabemos que o modo que um motor admite a mistura influencia muito no comportamento do mesmo (tanto que você extrai uma razoável quantidade de potência extra de um chevette só revendo a admissão, que distribui a mistura entre os cilindros de forma heterogênea). Válvulas controlando a admissão? Bom...


Eu me pergunto como é a lubrificação de um Wankel. É que nem num dois tempos, o óleo admitido junto com o combustível?
Vitor Leite
Vitor Leite
Piloto

Mensagens : 497
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Carro Preferido : 2009 Chevy Corvette ZR1
Localização : Salvador BA
Humor : Toc toc...

http://www.projecttarmac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Convidad Dom Jul 11, 2010 1:41 am

Bem, Vítor, eu encontrei esse vídeo aqui, explicando o sistema.

http://video.google.com/videoplay?docid=8563999414754765317#

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por JulioCMO Dom Jul 11, 2010 2:56 pm

A nova geração do motor Rotary vai ser híbrida,inclusive vai ser o motor que equipará o substituto do Miata daqui a alguns anos.

Como podem ver nessa reportagem de 2007,a Mazda já havia planejado (por isso a onda verde é só uma onda) um ''esportivo'' ecologicamente correto:

http://www.greencar.com/articles/mazda-miata-hybrid-electric-ibuki.php

Agora,em 17 de junho,novamente a Mazda põe no mesa esse novo propulsor híbrido derivado do Rotary,e fica a pergunta que eles mesmos fizeram ''Enthusiasts have begged for a rotary option for years, but a hybrid?''

http://usnews.rankingsandreviews.com/cars-trucks/daily-news/100617-Rumor-2012-Miata-to-Feature-Rotary-Hybrid-Engine/

É isso ai...esperar pra ver.O CR-X virou híbrido com o CR-Z,o S2000 foi descartado como motor à combustão e o HSV parece estar sendo descartado da ruas.Já foi a Toyota,está indo a Honda e a Mazda.Mitsubishi e Subaru,não vão fazer cagada com a gente não neh ?

JulioCMO
Piloto

Mensagens : 373
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Danyel Seg Jul 12, 2010 12:54 am

Que coisa mais merdinha aquele carro elétrico azulzinho ali. Razz
Danyel
Danyel
Motorista

Mensagens : 146
Data de inscrição : 04/06/2010
Idade : 31
Anime Preferido : Initial D
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Zezé Seg Jul 12, 2010 2:35 pm

poxa, lubrificação num misto de 2t e 4t, legal o.o
Zezé
Zezé
Doriking

Mensagens : 653
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 33
Localização : In hell, with your mom.
Humor : Negro... e faminto.

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por motoyuki Sáb Jul 17, 2010 11:42 am

Parece q na Europa Evo e Sti passarão a usar motorizações diesel tbm...

Mas é realmente sacanagem a Mazda fazer Miatas rotarys híbridos.
Podiam pelo menos fazer uma primeira leva com versão normal tbm.
motoyuki
motoyuki
Piloto

Mensagens : 401
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 37
Carro Preferido : Impreza
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Celso santos Seg Jul 19, 2010 9:25 pm

hehe....isso que é tópico!!!!!!!!cara,pra começar um miata altamente preparado e dá pra perceber o toque de cuidado nele.
sobre o 787 eu já tinha visto ele no youtube lembro até que ficou em destaque em um site que vi,beleza de motor e que ronco.
o 13b no miata foi uma invenção digna de respeito,cara o quanto é dificil reunir beleza,torque e principalmente esportividade,perfeito pequeno ,leve e potente.
0% de rejeição,pena que seja um brincado de poucos...

Celso santos
Celso santos
Hashiriya

Mensagens : 275
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 31
Carro Preferido : subaru impreza
Humor : Fumez-vous?

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Celso santos Seg Jul 19, 2010 9:29 pm

sacanagem,sim....mas não deixa de ser algo bom,um hibrido hoje é bem vindo,o problema é a potencia,mas isso com o tempo...
Celso santos
Celso santos
Hashiriya

Mensagens : 275
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 31
Carro Preferido : subaru impreza
Humor : Fumez-vous?

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Éder Seg Jul 19, 2010 9:39 pm

Valeu Celso. ^^


Celso santos escreveu:sacanagem,sim....mas não deixa de ser algo bom,um hibrido hoje é bem vindo,o problema é a potencia,mas isso com o tempo...

Bem, não diria que é bem vindo, pelo menos não pra mim. Deixando de lado o entusiasmo (que já mandaria o hibrido passear) e falando em desempenho, um hibrido vai apresentar maior peso e pior equilibrio, matando justamente o maior trunfo de um MX-5. Do ponto de vista "Initial D", qual o sentido em ter um Miata assim?
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Celso santos Ter Jul 20, 2010 10:42 pm

não tipo,o hibrido é o (correto),não desejavel,mas com esse papo de aquecimento global e tal, seria uma boa se os inventimento fossem para hibrido sem "defeitos",o petroleo é considerado muito nobre pra ser queimado somente em motores.
Celso santos
Celso santos
Hashiriya

Mensagens : 275
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 31
Carro Preferido : subaru impreza
Humor : Fumez-vous?

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por JulioCMO Qua Jul 21, 2010 12:04 am

Discordo da existência do aquecimento global e também da política empregada sobre esse tipo de alarde,isso é comprovado cientificamente.

Há sim um aumento na emissão de compostos poluentes mas não é essa a fonte causadora de certos fenômenos naturais.A poluição por ferro e cobre já foi bem maior do que hoje na época do império romano,por exemplo (citação bem OFF essa).

O petróleo entrou na economia e hoje corresponde a grande parte dos produtos que consumimos,no entanto,foi na gasolina que encontraram nele a maior utilidade.Hoje se parte dele for desviado pra ''coisas importantes'',buracos enormes surgirão na economia e quem sente isso é a indústria de carros também,que consequentemente teriam que aumentar os preços de produção e ai começa o efeito dominó.

''Desejável'' seria um meio de transporte alternativo para aqueles que não querem/gostam de usar carro,mas revolucionar a indústria e induzir o consumo substituindo produtos e jogadas de marketing é totalmente podre,ridículo e sensacionalista.

Querer fazer carros híbridos e elétricos é a mesma coisa que Crepúsculo,fuderam com a história dos Vampiros.Nos carros,fuderam com a história dos motores e do automobilismo em geral.

JulioCMO
Piloto

Mensagens : 373
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Éder Qua Jul 21, 2010 9:02 am

Concondo plenamente com o Julio.
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Miata Rotary - A máquina de fazer curvas Empty Re: Miata Rotary - A máquina de fazer curvas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos