.:: Initial D Brasil ::.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como fazer o rodízio de forma segura

4 participantes

Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por A.S. Rempel Qui Fev 25, 2010 4:23 pm

Ontem estávamos conversando no msn da comunidade/fórum justamente sobre isso. Eu já tinha visto essa matéria, mas achei interessante postar aqui, confiram(OBS.: tem um video no link da matéria):

A manutenção preventiva do carro envolve, principalmente, os pneus. Neste período de férias, quando os motoristas utilizam estradas e rodovias com mais frequência, o cuidado com esses componentes deve ser redobrado.


Para evitar dor de cabeça e garantir a segurança de todos a bordo, o indicado é fazer o rodízio dos pneus a cada 10 mil km, no máximo. Desta forma, o motorista garante o desgaste homogêneo dos quatro pneus.


No entanto, é muito comum que um par sofra um desgaste maior do que o outro e, por isso, na hora de fazer a troca o proprietário do veículo compra apenas dois pneus. Então surge a dúvida: o mais indicado é colocar o par novo no eixo dianteiro ou no traseiro?


Para responder a esta pergunta, o G1 foi ao campo de provas da Pirelli, no interior de São Paulo, e convidou o piloto de desenvolvimento César Urnhani para fazer o teste. Assista ao vídeo.



Antes, um alerta. “Se um par sofreu um desgaste maior do que o outro, significa que o motorista não obedeceu o prazo correto do rodízio ou nem o fez”, afirma o piloto. “O ideal é trocar os quatro pneus por vez e isso só é possível se o proprietário faz o rodízio de forma correta", diz. O momento da troca é indicado por um ponto de borracha, entre os sulcos na direção da inscrição TWI, localizada na lateral do pneu. "Se este ponto está encostando no chão é sinal que está na hora de substituir os componentes".



Mas se a dica chegou tarde e somente dois pneus estão desgastados, vamos para pista fazer o teste. Na primeira volta, o piloto optou pelos pneus usados na dianteira e os pneus novos na traseira. "Muita gente afirma que está é a configuração mais segura para o carro", diz Urnhani. Logo na primeira curva, em quarta marcha, a 70 km/h e em pista molhada, é possível sentir o carro perdendo a aderência. "Por meio do volante o motorista é informado de que a dianteira está querendo sair, mas o veículo não chega a fugir do controle."


Na segunda curva do circuito, um pouco mais fechada, o piloto dá um 'golpe' no volante e tira o pé do acelerador. Mesmo com o carro forçando um pouco a dianteira, o veículo conclui a trajetória sem escapar.


De volta à oficina, a ordem é invertida. Os pneus bons vão para a dianteira e os pneus meia vida para a traseira. "A sensação de segurança é muito melhor do que na situação anterior, porque o volante transmite a aderência das rodas dianteiras para quem guia", afirma o piloto. Mas ao entrar na primeira curva o carro já sai de traseira e exige habilidade do condutor para evitar que o veículo rode na pista. "A diferença neste caso é que o motorista não sente a traseira escapando e quando vê já é tarde."


Na segunda curva, rodar foi inevitável. "Ainda bem que estamos em um campo de provas. Se fosse na estrada nós estaríamos em uma situação bem ruim", diz Urnhani. "Portanto, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro do carro e os pneus usados na dianteira e essa recomendação serve tanto para os veículos com tração dianteira, quanto para os de tração traseira."

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1404006-9658,00-VEJA+COMO+FAZER+A+TROCA+DE+PNEUS+DE+FORMA+SEGURA.html#frmPost
A.S. Rempel
A.S. Rempel
Motorista

Mensagens : 119
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 34
Carro Preferido : Dodge Viper GTS
Localização : praaaaaaaaaaia
Humor : Virgindade é como uma bola de sabão, uma picada e já era.

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por Éder Qui Fev 25, 2010 4:33 pm

O certo mesmo é não fazer o rodízio.
Se for obrigado a fazer, reflita no que sua direção mais necessita. No meu caso, é pneus novos atrás pra cidade e na frente pra estrada.

Recomendo essa leitura aqui e atenção especial a parte em negrito:


"RODÍZIO? NÃO, OBRIGADO.

Bem no começo deste ano falei sobre os pneus novos na dianteira e deu certa confusão, pois minha opinião conflita com a de fabricantes de pneus, que insistem em novos atrás. Seja como for, cada um é livre para adotar a solução que achar melhor. O que posso afirmar é que em 50 anos dirigindo (com CNH, fora alguns anos na clandestinidade...) nunca a minha escolha resultou numa perda de controle da traseira no molhado, nem mesmo ameaça.
Hoje o tema é não menos polêmico: fazer ou não rodízio de pneus. Pelo título o leitor já sabe que não faço. Vou dar meus motivos.
Todo pneu assenta no canto do carro em que ele está. Depois que assenta totalmente, o que ocorre dentro de 200 a 300 quilômetros, têm-se o melhor contato com o solo e como consequência as melhores respostas às forças a ele impostas -- direção, tração, frenagem, força lateral em curvas. Faça-se o rodízio e durante aquelas centenas de quilômetros não se conta com a melhor aderência. Fora que, para assentar, haverá um certo e acentuado desgaste do pneu.
Por isso, minha sistemática sempre foi nunca fazer rodízio com o objetivo de obter desgaste igual dos quatro ou cinco pneus (um interesse inequívoco no caso de veículos 4x4). Pneu morre onde nasceu e ponto final.
Assim, num carro de tração dianteira típico, minha rotina típica de troca, considerando até 4 mm (novo: 8 mm) de profundide de sulco, é:
- Primeiro par dianteiro, formando o par com o estepe (se der, se for de mesma rodagem)
- Segundo par dianteiro
- Terceiro para dianteiro. A essa altura considero o desgaste dos traseiros: se tiverem chegado a 4 mm de profundidade de sulco, é hora de trocar os quatro.
Mas, e se chegar um momento em que o dianteiros estão com, digamos, 6 mm e os traseiros com 4 mm? Vou comprar um par novo e colocá-los onde? Na traseira! Mas não pelos motivos alegados pelos fabricantes de pneus, e sim para não mudar a posição dos dianteiros que, com 6 mm, ainda são bons de molhado. Quando chegarem a 4 mm os traseiros estarão praticamente novos. Então, novo par dianteiro.
Pelos que os pneus duram atualmente, nesse processo o carro já deverá ter atingido 100.000 km
Mas há uma desvatagem em não fazer rodízio, por incrível que pareça: pode acontecer de o modelo de pneu que você usa sair de linha. Então, ou o carro fica com pneus de modelos diferentes, o que é feio e não é recomendável, ou se compra dois pneus sem necessidade, o que doi no bolso."

http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/02/rodizio-nao-obrigado.html
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por A.S. Rempel Qui Fev 25, 2010 4:51 pm

De fato, o certo é comprar pneu novo!

Mas Éder, se você usar o pneu "meia-vida" na traseira enquanto estiver na estrada, o dia em que você pegar uma curva no molhado e por acaso a traseira escapar, você desce o morro!
A.S. Rempel
A.S. Rempel
Motorista

Mensagens : 119
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 34
Carro Preferido : Dodge Viper GTS
Localização : praaaaaaaaaaia
Humor : Virgindade é como uma bola de sabão, uma picada e já era.

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por Éder Qui Fev 25, 2010 5:12 pm

A.S. Rempel escreveu:De fato, o certo é comprar pneu novo!

Mas Éder, se você usar o pneu "meia-vida" na traseira enquanto estiver na estrada, o dia em que você pegar uma curva no molhado e por acaso a traseira escapar, você desce o morro!

Da mesma forma que facilmente passaria batido em understeer com os meia-vidas na dianteira. É perigoso do mesmo jeito.
O esquema é NÃO viajar com pneus meia-vida.
A diferença é que oversteer é controlável, ainda mais num FR. O diferencial para de mandar torque pra roda de fora quando ela patina, a roda de dentro ganha todo o torque e auxilia na correção. Understeer é traiçoeiro, as chances de corrigir são menores.
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por A.S. Rempel Qui Fev 25, 2010 5:21 pm

Exatamente isso. Eu falo como a maioria do povo braileiro, que anda em carro FF. É muito difícil controlar umas escapada quando não tem nada segurando. Você diz isso porque já tem o cacuete do motorista de RWD, mas cuidado com o excesso de confiança, isso mata mais que câncer! kkkkkkkkkkkkkkk
A.S. Rempel
A.S. Rempel
Motorista

Mensagens : 119
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 34
Carro Preferido : Dodge Viper GTS
Localização : praaaaaaaaaaia
Humor : Virgindade é como uma bola de sabão, uma picada e já era.

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por Éder Qui Fev 25, 2010 5:27 pm

E a freada, Alex? Não acha que pneus meia-vida na frente vão prejudicar demais uma freada? Ainda mais na chuva?
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por A.S. Rempel Qui Fev 25, 2010 5:34 pm

Lógico que prejudica, mas você não seria negligente de correr enquanto chove né?! Só digo que é muito mais fácil controlar um under do que um over, já que o povão anda de FF. Mas pra você talvez não, pq o diferencial está na traseira...
A.S. Rempel
A.S. Rempel
Motorista

Mensagens : 119
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 34
Carro Preferido : Dodge Viper GTS
Localização : praaaaaaaaaaia
Humor : Virgindade é como uma bola de sabão, uma picada e já era.

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por kmaru Qui Fev 25, 2010 5:42 pm

nesse ponto penso como o éder, prefiro t um oversteer controlável do q understeer q só é recuperado reduzindo velocidade, e até reduzir, eu já passei cagaço por causa d understeer, e oversteer no começo da um pouco d apavoro justamente por falta d costume, mas qnto mais passa por ele mais vc se familiariza

FF é uma merda nesse ponto por isso sou muita mais um FR leve como o chevas, q seu peso é muito melhor distribuido e cada eio cuida d uma coisa, dianteiro pra virar e traseiro pra tracionar, ou seja, desgaste equilibrado nos 4 pneus = no rodizio
kmaru
kmaru
Doriking

Mensagens : 703
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 37
Carro Preferido : Gosto d carros e não de eletrodomésticos.
Anime Preferido : q pergunta, oras...
Localização : Londrina, PR
Humor : As avessas. Quando tento ser sério acabo fazendo as pessoas rirem...

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por Éder Qui Fev 25, 2010 5:59 pm

A.S. Rempel escreveu:Lógico que prejudica, mas você não seria negligente de correr enquanto chove né?! Só digo que é muito mais fácil controlar um under do que um over, já que o povão anda de FF. Mas pra você talves não, pq o diferencial está na traseira...

Freada é coisa séria, frear forte na chuva é perigoso até andando devagar (claro que não estou falando do cara carcar o pé no freio desesperadamente, aí não tem jeito mesmo, digo uma freada forte controlada, nesse sentido os pneus novos podem fazer a diferença). Isso é uma grande desvantagem de se colocar pneus novos atrás.

Olha mano, eu não posso falar pelos outros. Se oversteer é mais perigoso que under pro povão? Eu acho que é tão perigoso quanto. Em understeer você não tem o controle direcional do carro, isso é tenso.
Agora pra mim com o Chevette, pneu novo tem que ser na frente.
Se eu tivesse outro carro eu iria pra chuva testar as reações dele antes de fazer minha escolha, e tudo "vareia", nem todos os FF's ou FR's tem as mesmas reações. A minha opinião é essa, testar o carro e conhecê-lo antes de fazer a escolha.
Éder
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 33
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por A.S. Rempel Qui Fev 25, 2010 6:28 pm

Perder a dianteira na curva a 60km/h numa estrada molhada é batida na certa, mas com um belo agravante de bater de frente. Perder a traseira na curva a 60km/h numa estrada molhada é batida na certa, mas com um belo agravante que é o risco de capotagem, pois o carro estará de lado. Se frear com pneus ruim na frente, pode passar reto. Se frear com pneu ruim na traseira, pode causar o efeito "L", muito comum em caminhões com carreta. Em todos os casos tem algo de ruim acontecendo, então, o Urnhani deu uma dica pra todo mundo, e não pra quem manda bem na direção. Pessoas que entendem um pouco vão conseguir contra-esterçar. Pessoas leigas nem sabem o que isso significa. Então, varia de pessoa pra pessoa. No meu caso, os pneus bons sempre estarão atrás.
A.S. Rempel
A.S. Rempel
Motorista

Mensagens : 119
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 34
Carro Preferido : Dodge Viper GTS
Localização : praaaaaaaaaaia
Humor : Virgindade é como uma bola de sabão, uma picada e já era.

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por JulioCMO Qui Fev 25, 2010 7:03 pm

''Esquema é tomar vergonha na cara e cuidar do carro'' como diria meu vô,que trabalha em uma oficina.Se não tem condições,guarda o carro e anda de ônibus... Evil or Very Mad

Enough is enough !!THIS IS SPARTA,AU !

JulioCMO
Piloto

Mensagens : 373
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o rodízio de forma segura Empty Re: Como fazer o rodízio de forma segura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos