Curiosidade - Origem do novo motor do Hachi-Roku

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curiosidade - Origem do novo motor do Hachi-Roku

Mensagem por Éder em Sex Fev 26, 2010 4:29 pm

Trazendo para cá o tópico da comunidade. ^^

Apoilers do 2nd Stage a frente, tomem cuidado!

Fujiwara Bunta havia encontrado um motor maravilhoso para equipar em seu Hachi-Roku. O motor era poderoso, tanto que Yuiichi ficou espantado quando o viu. Perguntou afoito a Bunta onde ele havia encontrado aquele lendário motor.
Bunta deu poucos detalhes sobre o caso, mas estava ansioso (o que era raro).
Apesar disso, ele só equiparia o novo motor com uma condição: quando Takumi perdesse uma corrida forçando o Hachi-Roku ao seu limite.
E isso aconteceu rápido... Na batalha contra Kyoichi Sudo, Takumi forçou o velho motor 4A-GE original do Trueno ao limite para acompanhar o terrível Lancer Evolution III, e o motor não aguentou tanta pressão. Fundiu em uma das retas de Akagi, criando assim, a oportunidade perfeita para que Bunta instalasse o fantástico motor recém adquirido.

Todo mundo que acompanhou o 2nd Stage conhece essa história, mas as informações sobre a origem desse motor ficaram muito vagas no anime.
As únicas pistas dadas vieram de Ryosuke, que disse que se tratava de um motor oriundo de uma geração avançada do AE86, o AE111, e modificado para ser um motor de corrida, de um tal Grupo A.

O que era esse Grupo A? Que tipo de carro utilizava o novo 4A-GE instalado no Hachi Roku?
Vamos com esse tópico descobrir a origem do novo motor do Trueno de Takumi.

O ínicio do 4A-GE

A Toyota tem uma linha de motores denominada "A", que é a linha de motores com 4 cilindros em linha, utilizadas inicialmente nas famílias Levin/Trueno e em outros modelos.
O Trueno que Takumi dirige no anime chama-se por inteiro Toyota Sprinter Trueno GT-Apex, código de chassis AE86, e utiliza o motor 4A-GE:

Esse motor foi projetado para ser o mais potente da linha "A", é um motor 1.6 DOHC 16 válvulas, que gera 130 hp, tendo assim um desempenho muito superior aos seus antecessores como por exemplo o 3A 1.5 SOHC 8v do Hachi-Go do Itsuki, que gera 87 hp (esse é o motivo dele ser aloprado pelos seus amigos quando compra o Levin).

O 4A-GE passou por diversas modificações, e em 1991 a Toyota começa a fabricar a sua 4ª geração, o 4A-GE 20v, ou Silver-Top como foi apelidado por causa de sua tampa prateada do comando de válvulas. Esse motor já tem a aparência do incrível motor instalado posteriormente no Hachi-Roku de Takumi, como podemos observar nas fotos abaixo:
Motor 4AGE Silver Top de verdade:

Motor instalado no Trueno do anime:

O Silver-Top foi equipado nos modelos Toyota Levin/Trueno AE101 GT Apex/GT-V, e Toyota Corolla AE101 GT/FX, e tem 158hp, a 7400 rpm.
Fotos do carro AE101:

4 anos depois, em 1995, a 5ª geração do 4A-GE chega ao mercado equipada no Toyota Levin/Trueno AE111.
Fotos do AE111

Esse carro foi fabricado até 1998 e teve a versão final do 4A-GE, um pouco mais potente que o Silver Top, produzindo 162hp, a 7800 rpm. Também ganhou um apelido, de Black-Top, por ter a tampa do comando de válvulas na cor preta.

Até agora vimos as duas versões do 4A-GE com aparência física idêntica ao do motor do anime, o Silver-Top e o Black-Top, então já sabemos que o motor usado no Trueno é um desses dois. Porém, se pararmos pra pensar, lembraremos que o motor do AE86 do Takumi tinha aproximadamente 240 hp e um máximo de 11.000 rotações por minuto, muito mais do que o 4A-GE Black-Top original. Isso confirma que o 4A-GE do anime não era normal...
Como disse Ryosuke, o motor tinha origem em uma competição japonesa de Grupo A.
Mas o que é o Grupo A?

Os "Grupos" da FIA

Em 1982, A FIA introduziu no automobilismo novas formas de categorizar os carros de corrida.
As categorias foram divididas em diversos grupos, cada um com suas características próprias, com o objetivo de organizar o automobilismo mundial.
O Grupo A era o grupo formado por carros de corrida baseados em carros de produção em massa (no mínimo 5000 unidades fabricadas por ano), os famosos "carros de passeio". Outros fatores também contavam para a homologação no Grupo A, como peso, potência, tecnologia usada e número de assentos que deveria de ser no mínimo 4.
Exemplo de carro de corrida homologado no Grupo A:

Alguns exemplos de outros grupos:

Grupo N:

O Grupo N é uma derivação do Grupo A. Os tipos de carros utilizados são os mesmos, porém no Grupo N o nível de preparação é menor, ou seja, os carros do Grupo A eram bastante modificados para melhores performances.

Grupo C:

Grupo dos bólidos de corrida. Alguns protótipos de Le Mans por exemplo.

Grupo B:

Essa categoria contrasta com o Grupos A. Enquanto a A é destinada aos carros de produção em massa, a B era a categoria dos carros esportivos das montadoras. Essa categoria se encaixa em alguns carros de Rally (onde ficaram famosos), categorias menores de Le Mans, etc.

Em 1994, duas séries de corrida foram lançadas no Japão.
A primeira foi chamada de "Japan Grand Touring Championship", ou apenas JGTC, que substituiu uma categoria chamada All Japan Sports Prototype Championship que era de Grupo C.
Essa série passou a ser muito conhecida no mundo todo, e até hoje (com outro nome e características) continua a servir como um laboratório experimental para a produção de tecnologia automotiva.

Xanavi Nismo da JGTC

A outra série iniciada nesse ano é a mais importante para o assunto aqui em questão. É a "Japan Touring Car Championship", ou JTCC. Essa categoria era composta por carros do Grupo A! Obrigado pela pista, Ryosuke...
A partir de 1994, até 98, a JTCC foi a casa de uma série de Sedãs europeus e japoneses. Era baseada em séries de corrida semelhantes na Europa, o que permitia que carros FF, FR, ou AWD competissem ao mesmo tempo. Os carros foram alteradas ao longo dos anos, e muitos deles eram bastante impressionantes.
Algumas fotos dos automóveis da JTCC, obviamente todos de Grupo A:

Durante a sua curta vida, a JTCC incluiu muitos dos principais pilotos do Japão. Um deles, adivinhem quem é? Keiichi Tsuchiya! O próprio Doriking e ajudante no desenvolvimento de Initial D.
Já que essa categoria era de Grupo A, japonesa, e contou com Keiich, fica fácil deduzir que o motor do Trueno do anime foi inspirado em algum motor utilizado lá.
Em 1991, a Toyota competiu na JTCC com um Levin sedã (Toyota AE101 Corolla Levin JTCC Advan), infelizmente não encontrei fotos desse carro na JTCC, mas temos aqui algumas ilustrações dele:

Também não existe informações sobre o motor usado por esse AE101. Mas tudo leva a crer que ele utilizou seu motor, o 4A-GE. Não tem sentido a Toyota ter utilizado outro motor. E como no Grupo A as modificações são mais liberais em comparação ao Grupo N, tudo leva a crer que a preparação de motores era bastante avançada. O fantástico 4A-GE de 11.000 rpm e 240hp pode ter surgido ali.

Mas não parei por aí, corri atrás de mais informações e provas sobre o lendário 4A-GE. E descobri algo muito mais impressionante...

Atravessando o Pacífico, chegamos aos Estados Unidos e suas corridas de monopostos.

Champ Car Atlantic:

De 1990 a 2005, a Toyota patrocinou a "Champ Car Atlantic Championship" (chamada também de Toyota Atlantic Series durante o patrocínio), que era a categoria de acesso á extinta Champ Car (ou como era chamada aqui no Brasil, "Fórmula Mundial").
Alguns dos bólidos da categoria:

Essa categoria tinha como regra motores 1.6L Twin-Cam, e a Toyota então utilizou o modelo 4A-GE usado nos carros de rua AE101 e AE111, porém modificado pela TRD (Toyota Racing Development), passando a ter 240 hp a 8400rpm, com um pico de 11000rpm! Exatamente as mesmas especificações do anime. Acredito que a Toyota tenha levado os motores da JTCC pros Estados Unidos.
E aqui fotos dos 4A-GE's usados na Atlantic:

Á partir de 2006, a parceria da Toyota com a Champ acabou, a Mazda assumiu e as regras da Atlantic mudaram.
A limitação de 1.6L foi aumentada, e todos os carros passaram a usar motores Cosworth Built Mazda 2.3L MZR DOHC I-4.
Em 2008, com a fusão entre a Indy e a Champ, a Atlantic continuou suas atividades mas sob uma nova entidade jurídica com suporte da "IMSA" (International Motor Sports Association).

--

Então é isso amigos. O motor 4A-GE equipado no Hachi-Roku realmente era algo expetacular.
Saiu de um carro de rua, passou pelas pistas da JTCC e da Formula Atlantic, e foi parar num Hachi-Roku fabricado em 1983!
Devemos abandonar aquela imagem de carro velho e fraco que tínhamos no 1st stage. O Trueno se tornou um monstro, um carro incrível, quase perfeito. Aliado a habilidade de Takumi, se tornou uma máquina de fazer curvas.
Até mesmo em arrancadas e retas se tornou um carro de respeito, afinal são 240 cavalos empurrando pouco menos de uma tonelada. Realmente o motor faz jus ao espanto das pessoas que o viram equipado em um carro de rua.

--

Informações adicionais:

O código do chassi do "AE86" foi usado para descrever o modelo. Na codificação da Toyota, o "A" representa o motor do veículo (o 4A), o 86 representa a revisão número 86 da série, e o E, que é o Corolla.

Significado das siglas dos motores Toyota:

G = twin cam (wide angle, 45 degrees or more between the intake and exhaust valves)
F = "economical" twin cam (narrow angle, around 22 degrees)
T = turbocharged
Z = supercharged
E = fuel injection
i = single point fuel injection
L = transverse mounted engine (seems to be an obsolete code)
B = twin carbs (only used on non-twin cam engines, obsolete code)
R = air injection
S = swirl intake ports (only a few made in mid '80s)
S = direct injection & swirl pot pistons (starting from '97/98 )
U = emission package (Japan)
C = emission package (California)

A = A Serie Engine

1A = 1.5 L / SOHC engine
2A = 1.3 L / Cylinder bore 75 mm / SOHC engine
3A = 1.5 L / Cylinder bore 77.5 mm / SOHC engine
4A = 1.6L / Cylinder bore 81 mm / DOHC engine

Definição do 4A-GE = 1.6L / Cylinder bore 81 mm / DOHC engine / A Serie - Twin-Cam / Fuel Injection

Edit:
Adicionando gerações do 4AGE:

Última edição por Éder em Sab Nov 06, 2010 10:05 pm, editado 1 vez(es)

Anime Preferido : Initial D

Ver perfil do usuário

Re: Curiosidade - Origem do novo motor do Hachi-Roku

Mensagem por Skyline7 em Sex Fev 26, 2010 7:26 pm

nossa éder, vlw pelas informaçoes xD
Skyline7
Motorista

Carro Preferido : Skyline R32

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3129883639424861349

Mensagem por A.S. Rempel em Sex Fev 26, 2010 7:43 pm

Antes eu achava que aquele motor era do AE86 N2. Ótimas informações mesmo!
A.S. Rempel
Motorista

Carro Preferido : Dodge Viper GTS
Humor : Virgindade é como uma bola de sabão, uma picada e já era.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Deph em Sab Fev 27, 2010 2:23 am

Po esse forum é o melhor , fiquei emocionado com isso parabens.

96 cv a 5750 rpm
Deph
Piloto

Carro Preferido : 1.6R MPI 1993 branco / alfa giulia sprint 2000
Humor : hell yeah!!

Ver perfil do usuário

Mensagem por Deph em Sab Fev 27, 2010 12:45 pm

la pregunta ( miguelito tevez mode on ) , os corolas 86 que eram 3 volumes também usavam este motor 4A-GE ?

96 cv a 5750 rpm
Deph
Piloto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Sab Fev 27, 2010 12:49 pm

Deph escreveu:Po esse forum é o melhor , fiquei emocionado com isso parabens.

xDDD
Obrigado Deph

Deph escreveu:la pregunta ( miguelito tevez mode on ) , os corolas 86 que eram 3 volumes também usavam este motor 4A-GE ?

Sim sim, eles usam um 4A-GE idêntico.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Skyline7 em Sab Fev 27, 2010 1:08 pm

Éder escreveu:Então é isso amigos. O motor 4A-GE equipado no Hachi-Roku realmente era algo expetacular.
Saiu de um carro de rua, passou pelas pistas da JTCC e da Formula Atlantic, e foi parar num Hachi-Roku fabricado em 1983!
LOL! Eu sempre axei q o hachi-roku foi fabricado em 86 e que o hachi-go em 85. Tanto q no GT4 sempre q eu ia na loja de usados eu me recusava a comprar o trueno la do ano de 83 axando q era uma versao pior e o tal de 86 nunca apareceu pra vender ._.
Skyline7
Motorista

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3129883639424861349

Mensagem por Deph em Sab Fev 27, 2010 1:12 pm

Alias só pra constar , tem ae86 no paraguai e eu vou pegar um , anotem minhas palavras .

96 cv a 5750 rpm
Deph
Piloto

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Sab Fev 27, 2010 1:16 pm

Skyline7 escreveu:
Éder escreveu:Então é isso amigos. O motor 4A-GE equipado no Hachi-Roku realmente era algo expetacular.
LOL! Eu sempre axei q o hachi-roku foi fabricado em 86 e que o hachi-go em 85. Tanto q no GT4 sempre q eu ia na loja de usados eu me recusava a comprar o trueno la do ano de 83 axando q era uma versao pior e o tal de 86 nunca apareceu pra vender ._.

Pois é, o 86 quer dizer o número de revisão da série Corolla/Sprinter, não tem nada a ver com o ano de fabricação.
Se não, AE111 seria 2111... :/heh:

Ver perfil do usuário

Mensagem por Carlos Mizuno em Seg Mar 01, 2010 12:11 am

Caramba! Mto bom este tópico.
Alguém jogou Gran Turismo 2 para Playstation 1? Havia um Trueno do JGTC300, BP APEX KRAFT Trueno.
Carlos Mizuno
Condutor

Ver perfil do usuário

Mensagem por motoyuki em Seg Mar 01, 2010 12:17 am

Esse assunto foi bem desenvolvido na comunidade!
mto bom!

Carro Preferido : Impreza

Ver perfil do usuário

Mensagem por A.S. Rempel em Seg Mar 01, 2010 12:45 am

Carlos Mizuno escreveu:Caramba! Mto bom este tópico.
Alguém jogou Gran Turismo 2 para Playstation 1? Havia um Trueno do JGTC300, BP APEX KRAFT Trueno.

Eu adorava esse carro no GT2. Tanto que até fiz uma reedição dele no GT4, dá uma olhada:
A.S. Rempel
Motorista

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Seg Mar 01, 2010 3:08 pm

Como você fez isso Alex? Shocked

Ver perfil do usuário

Mensagem por A.S. Rempel em Seg Mar 01, 2010 3:15 pm

Éder escreveu:Como você fez isso Alex? Shocked

Photoshop, claro hehehe
A.S. Rempel
Motorista

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Seg Mar 01, 2010 3:18 pm

Ficou show. *____*

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kenji³ em Seg Mar 01, 2010 8:21 pm

Eu achava que manjava de photophop (fiz dois anos de WebDesign no Brasil), mas o Alex me quebrou as pernas! Duas vezes, aquela imagem do Kadett em mangá e agora essa do Trueno, simplesmente tão bem feita que parece que é carro original do jogo.

「あきらめない・・・ぜったいあきらめない!」
Kenji³
Hashiriya

Carro Preferido : Mazda RX-7 FD3S

Ver perfil do usuário

Mensagem por A.S. Rempel em Seg Mar 01, 2010 8:59 pm

Valeu Éder!!

Kenji, eu não tenho tanta criatividade como você. Por exemplo, de uma imagem em branco, você consegue criar uma coisa nova e fica muito boa. Eu não tenho esse dom. Eu uso muito a técnica do brush também, pra poder criar os 'wide bk'. Aqui tem mais carros, se quiser(em) dar uma olhada:

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=291933230186565650&aid=1221492759

Notem que as montagens mais velhas estão no final.
A.S. Rempel
Motorista

Ver perfil do usuário

Mensagem por Skyline7 em Ter Mar 02, 2010 12:34 am

A.S. Rempel escreveu:Valeu Éder!!

Kenji, eu não tenho tanta criatividade como você. Por exemplo, de uma imagem em branco, você consegue criar uma coisa nova e fica muito boa. Eu não tenho esse dom. Eu uso muito a técnica do brush também, pra poder criar os 'wide bk'. Aqui tem mais carros, se quiser(em) dar uma olhada:

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=291933230186565650&aid=1221492759

Notem que as montagens mais velhas estão no final.
nossa fikou mt foda essas montagens, parabéns
Skyline7
Motorista

Mensagem por Rodrigo Guida em Qua Nov 24, 2010 12:12 am

Carlos Mizuno escreveu:Caramba! Mto bom este tópico.

Tenho GT2 no meu computador, mas gosto de corridas de rua, me falta paciência pra jogar as corridas ENDURANCE, q é onde liberam os carros [R] (Próprios para Corrida)

Rodrigo Guida
Novato

Carro Preferido : Toyota Supra

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: