Afogador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afogador

Mensagem por Éder em Dom Maio 08, 2011 11:31 pm



Eae pessoal! Alguém que tem carro carburado usa o afogador pra dar um fôlego no motor?

Tenho reparado a diferença que dá ao andar com o afogador puxado, as retomadas ficam impressionantes, MUITO mais rápidas, pois assim que você tira o pé do freio o carro já embala sozinho. Aqueles milésimos de segundos pra tirar o pé do freio e botar no acelerador fazem muita falta.
E em certas situações ele também aumenta a potência do carro, acertando a mistura, talvez...

Pontos negativos: A freada fica comprometida (o carro acelera enquanto você freia, se precisar frear muito forte é melhor pisar na embreagem), há o incomodo do giro subir o tempo todo e o aumento significativo do consumo de combustível.

Mas claro, como todo ponto negativo, pode-se treinar a técnica para amenizá-los ou até eliminá-los, o que faz do afogador uma manha secreta pra pegar gente desprevenida nas retomadas, principalmente contra quem tem carro injetado. Mais um ponto pro saudoso carburador!!

Uma forma de simular o efeito de retomada do afogador seria manter o pé direito no acelerador enquanto se freia com o mesmo pé, aproveitando o punta tacco. O problema seria na hora de soltar o freio para a retomada. Fica meio difícil tirar o pé do freio sem alterar o acelerador se o calcanhar estiver fazendo a tarefa, e ainda existem carros em que isso não é possível por falta de espaço. Acho mais fácil com o canto do pé, daí é "só" escorregar o pé para o acelerador quando necessário.

_____________________________
avatar
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 27
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afogador

Mensagem por Hideki em Seg Maio 09, 2011 12:08 am

Meu pai tinha aquele saveiro quadrado e eu lembro que ele usava o afogador pra ligar o carro, eu nem tinha noção pra ele servia direito, só sabia que o motor fica bem mais acelerado com ele puxado, agora que manjo um pouco mais, vendo essa foto, entendi o que significava o símbolo.
Bom nos dias atuais não acho muito viável isso, por causa dos preços astronômicos do combustível(desculpem pessoal, sou um pouco pão duro xD). Ou nem tanto, pois eu tiro de base o gasto do Tempra da minha mãe que é 2.0 NA, e ele também é bem pesado.

Hideki
Condutor

Mensagens : 58
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 23
Localização : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afogador

Mensagem por kmaru em Seg Maio 09, 2011 3:05 pm

Afogador pra mim é fundamental pois meu motor é a etanol, é claro que só o uso quando o mesmo ainda está frio, uma injetadinha de gasolina, afogador puxado, e partida rápida. As vezes ele me ajuda quando estou com problemas em marcha lenta, como o caso de agora, que algumas semanas atrás tirei meu carburador pra fazer embuchamento, e o carburador voltou com dois problemas, dependendo de quanto acelero a primeira borboleta enrosca as vezes, e o segundo é que eu estou com dificuldades de acertar minha lenta, tudo isso por causa que a 1ª borboleta está com folgo, e dependendo de quando acelera pode movimentar modificando todo o acerto de lenta, enfim, meio embaçado pra falar detalhes disso aqui, só sei que preciso tirar de novo meu bura pra resolverem essa cagada, e só não fiz ainda por falta de tempo.

Bem, como havia dito, é indispensável pra pegar com o motor frio, mas não gosto de deixá-lo puxado. Como o Éder disse, é como se aumentasse a potência, e em partes isso é verdade, mas tem o lado negativo disso. O aumento da potência sentida se deve do fato do afogador abrir um pouco a borboleta principal, isso permite mais ar e combustível a ser puxado sem ter que segurar o acelerador, inclusive, se restarem atenção, quando puxa todo o afogador pode-se observar que o acelerador abaixa um pouco, o que é normal. O problema é que aumenta-se a aceleração da lenta, e obstrui-se a passagem total de ar, pois tem aquela borboleta que fica sobre a borboleta principal e compromete o uso de giro mais elevado, ou seja, o afogador deixa o motor mais esperto em baixa e inútil em alta, fica parecendo um trator.

Não sei quanto ao carburador do Chevas do Éder, acredito que deva ter essa borboleta superior. E pra mim essa borboleta é importante que esteja no carburador, pois me ajuda a lembrar que o afogador está puxado e limitando o funcionamento do meu motor, então se esquentou empurro de volta o afogador e só alegria, não agora pelo motivo que disse acima...

Não sei falar também se isso acontece tão nitidamente com o Éder, mas meu bura é bem nítido, provavelmente por ser um carburador que é dimensionado pra motor 1.8L, então naturalmente despeja mais combustível. Quando for tirar o bura, vou procurar fazer um videozinho dele mostrando o quanto de combustível a bomba de aceleração manda, parece um chuveiro, xD. Por causa disse quando ocorria de estar com uma giclagem que deixasse a mistura pobre, principalmente no frio, me fez desenvolver uma aceleração mais sensível e progressiva, pra corrigir a mistura.

_____________________________
強大な マル - KYOUDAINA MARU - 強大な マル


chevette SL 85 (1.6L NA tuned silver engine)


tsuchiya's 4WD drift! GO GO GTR!



強大な マル - KYOUDAINA MARU - 強大な マル
avatar
kmaru
Doriking

Mensagens : 703
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 31
Carro Preferido : Gosto d carros e não de eletrodomésticos.
Anime Preferido : q pergunta, oras...
Localização : Londrina, PR
Humor : As avessas. Quando tento ser sério acabo fazendo as pessoas rirem...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afogador

Mensagem por Éder em Seg Maio 09, 2011 10:24 pm

Aee, muito bom o relato.
No meu carburador isso não acontece Marcelo. Andando em ritmo forte, motor sempre entre 3000 e 6000, não reparei o problema. Não há perca de potência em alto giro. Inclusive fiquei surpreso quando você disse que é tão nitido que faz você lembrar que o afogador está puxado, nunca aconteceu comigo. Deve ser interessante.
Sempre ouço o pessoal da antiga falar que usava afogador nos rachas, com Fuscas, Brasílias, Corcéis, etc, e só ajudava. É a primeira vez que ouço falar sobre esse problema.
Vou ficar mais atento pra ver se percebo algo sutíl, e também testar outros carros.

_____________________________
avatar
Éder
Doriking

Mensagens : 965
Data de inscrição : 20/02/2010
Idade : 27
Anime Preferido : Initial D
Localização : SP capital

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afogador

Mensagem por kmaru em Sex Maio 13, 2011 3:39 pm

Então, Éder, não me lembro de ter ouvido algo do tipo sobre o afogador com pessoal das antigas, então nunca liguei uma coisa a outra, o que sei que é o que acontece comigo. Pelo menos analisando o meu afogador, o que ocorre pra mim fa sentido, queria entender porque comigo é diferente.

_____________________________
強大な マル - KYOUDAINA MARU - 強大な マル


chevette SL 85 (1.6L NA tuned silver engine)


tsuchiya's 4WD drift! GO GO GTR!



強大な マル - KYOUDAINA MARU - 強大な マル
avatar
kmaru
Doriking

Mensagens : 703
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 31
Carro Preferido : Gosto d carros e não de eletrodomésticos.
Anime Preferido : q pergunta, oras...
Localização : Londrina, PR
Humor : As avessas. Quando tento ser sério acabo fazendo as pessoas rirem...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afogador

Mensagem por Renan em Sab Maio 14, 2011 11:33 pm

O Escort do meu pai, q é alcool tbm, possui o querido afogador. Como o carro do meu pai é cheio de gambiarra, o afogador dele é meio q um 'piloto automatico', pois ele pode puxa-lo, e soh passar as marchas e freiar, q o carro acelera só. Medonho isso kk
avatar
Renan
Piloto

Mensagens : 386
Data de inscrição : 22/02/2010
Carro Preferido : Alemães e Ingleses em geral

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afogador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum