Suspensão Dianteira do Chevette

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Suspensão Dianteira do Chevette

Mensagem por kmaru em Qua Nov 10, 2010 10:12 am

Acho que é hora de voltarmos ao assunto, antes que alguém queira nos advertir a respeito, xD.

chevette SL 85 (1.6L NA tuned silver engine)

tsuchiya's 4WD drift! GO GO GTR!

強大な マル - KYOUDAINA MARU - 強大な マル
kmaru
Doriking

Carro Preferido : Gosto d carros e não de eletrodomésticos.
Anime Preferido : q pergunta, oras...
Humor : As avessas. Quando tento ser sério acabo fazendo as pessoas rirem...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celso santos em Qui Nov 11, 2010 8:36 pm

Bem lembrado.
Eu acho essa suspensão bem eficiente,vcs que possuem o chevete acham que são boas?a regulação tambem não deve ser muito complicada né,eu vi as fotos e as explicações feitas pelo Eder e achei prático esse modelo,as fotos foram bem explicativas e no youtube eu achei bastante videos mostrando como intalar e regular.
Celso santos
Hashiriya

Carro Preferido : subaru impreza
Humor : Fumez-vous?

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zezé em Qui Nov 11, 2010 9:08 pm

é pratico pra manutenção e tuning, mas é meio tensa pra produzir por ser mais cara
Zezé
Doriking

Humor : Negro... e faminto.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Qui Nov 11, 2010 9:10 pm

Cara, ate onde eu entendo eu não sei se essa suspensão é o motivo do Chevette ter tanta aderência, mas é meio óbvio concluir isso né. O ruim é que pela diferença de tração não da pra comparar com outros carros nacionais... só sei que o Chevette é um baita carro confiável, muito mais do que a maioria dos nacionais. Ele é um daqueles carros que você pode afundar o pé na curva que ele não vai perder a trajetória, daqueles que você pode ser bastante agressivo na entrada da curva sem medo dele sair de frente. Esse eixo dianteiro amigável contrasta com o eixo traseiro arisco, que é rígido e abriga a tração... isso te permite aprender MUITA coisa tocando um Chevette.
Vejo carros nacionais, dirigidos e não pilotados, com pneus em ótimo estado, derrapando de leve em curvas médias em baixa velocidade, e esse meu carro danado faz coisas absurdas sem nem dar sinal de perca de aderência.
A suspensão é bastante simples, mexer nela é prazeroso pra um mecânico/entusiasta. Além de fácil, o tempo economizado na troca de amortecedores compensa e muito o tempo a mais gasto pra trocar as molas.
Penso que só o fato de ter a mola mais embaixo e jogar o peso pra mais perto do chão já é uma vantagem bem legal.

Última edição por Éder em Qui Nov 11, 2010 10:55 pm, editado 1 vez(es)

Anime Preferido : Initial D

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celso santos em Qui Nov 11, 2010 9:35 pm

E estou errando muito*(INSTALAR)
Não há duvida que é um bom carro de curvas essa suspensão pelo que me dizem deve ser muito boa,esses carros novos não possuem fundamental equilibrio,vejo isso no 206 aqui de casa,Eis ai uma vantagem clara do FR,que é a entrada de curva.
Celso santos
Hashiriya

Ver perfil do usuário

Mensagem por kmaru em Sex Nov 12, 2010 11:41 am

Do meu ponto de vista, eu diria que um FR tem mais vantagem na saída do que na entrada, já que entrada não depende tanto do tipo de tração. Meu ponto de vista.

kmaru
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Sex Nov 12, 2010 3:09 pm

Se você analizar "carros de passeio" do ponto de vista da distribuição de peso, um FR leve tem vantagem na entrada também. Dá pra ser bem mais agressivo, pois tem menos inércia.
No caso do Chevette, comparando com um FF equivalente, nós podemos entrar com mais velocidade, frear com mais violência, tomar uma linha mais agressiva com muito menos risco de under. Experiência própria. E o over só vem se você provocar muito. Chevette é fodão demais. :e03

Na saída já não sei. Será que um FF equivalente ao Chevette tem potência suficiente pra sofrer tanto com falta de aderência/under na saída? Se sim, talvez pneus novos resolvam.

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zezé em Sex Nov 12, 2010 4:30 pm

esse esquema de susp dá uma bost na tração sim. quanto mais carga ele sofre mais negativo fica o camber, tipo um fusquinha, mas não tão acentuado
Zezé
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por kmaru em Sex Nov 12, 2010 4:40 pm

Não quis dizer que o Chevas não é bom na entrada, eu até diria que entrada de curvas tanto FR com FF podem ser excelente, pois transição de peso não é algo que dependa muito da tração, por isso apenas disse que analiso que FR se mostra mais eficiente na saída, se é bom na entrada, na saída é melhor ainda, é claro, considerando um carro equilibrado, um FR muito potente não vai ser a mesma coisa a menos que o piloto tenha um bom controle de aceleração... isso me lembrou um video do Top Gear, Audi R8 V10 e Corvette ZR-1, é incrível a ignorância do Corvette nas curvas, e no video veremos a diferença entre o Clarkson e o Stig:

A propósito, Éder, eu queria perguntar algo, quais são as medidas dos pneus do seu Chevas?

kmaru
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor Leite em Sex Nov 12, 2010 11:31 pm

I'm sorry Mr Clarkson, but easier does not mean faster. ^^
Vitor Leite
Piloto

Carro Preferido : 2009 Chevy Corvette ZR1
Humor : Toc toc...

Ver perfil do usuário http://www.projecttarmac.wordpress.com

Mensagem por Celso santos em Dom Nov 14, 2010 7:31 pm

Bom,como citei no meu comentário anterior,o chevette tem uma boa entrada sim,mais isso em condições "boas",marcelo quando vc citou ali em cima,eu percebi que não tinha evidenciado isso,entrada de curva boa e saida tambem,essa ultima não tão assim porque a aceleração aumenta e é preciso considerarmos as condições dos fatores.
o FF eu destaquei pelo fato da frenagem na entrada de curva,a traseira fica mais leve,então o motorista pode usar ai por exemplo um drifting leve,ou deixar a traseira derrapar tambem na mesma condição o que não afeta muito a velocidade se pensar-mos,agora entre um FF e um FR qual se dá melhor na entrada e na curva eu já não posso afirmar nada,colocando um do lado do outro,as coisas complicam,a vantagem é dada por varias coisas como:motoristas,pneus,condições da estrada,velocidade e etc.
Video muito Bom!!!!!!!!!!
Celso santos
Hashiriya

Ver perfil do usuário

Mensagem por kmaru em Dom Nov 14, 2010 9:07 pm

Se a gente for falar de vários fatores o post ficaria extremamente longo, por isso gosto de citar alguns que considero importantes, como a tração e transição de peso.

Bom, o que eu falei é o que tenho analisado até hoje, de todas a maneiras que me foram possíveis, entendo quem não concorde com minhas conclusões, mas não é qualquer argumento que vai me fazer pensar o contrário. Pois bem...

Realmente não gosto de sentir understeer, essa sensação de ter que limitar a aceleração demasiadamente pra se manter no trajeto não é agradável. Na minha análise, meu voto vai pra FR, e não é porque eu tenho Chevette, escolher um FR como meu carro foi consequência do que eu sabia na época. Aprendi o quão importante é executar a saída de uma curva, e por isso destaquei que vejo FR como melhor pra saída de curvas, bom de entrada muitos carros podem ser, mas e bom de entrada e saída? Resumidamente falando, um carro bom de saída é um carro que consegue acelerar o máximo possível o mais cedo possível sem sair da trajetória, e não tem como eu dizer que um FF pode ser mais rápido de saída que um FR. Acelerar o máximo possível com um FF na saída, dependendo da potência, é necessário um controle exagerado da aceleração pra que não ocorra understeer, porque se não o carro sai da trajetória. Um FR na mesma situação um pouco a mais na aceleração pode mudar a trajetória, dependendo pode ser pra fora se na ocasião o carro estiver propenso a understeer, mas também pode ser pra dentro, e aí é o ponto que destaco, como FF vai conseguir fechar ângulo na saída de curva? Lembrando que existem curvas rápidas que o fator aceleração prolongada não é determinante, mas e as curvas mais longas?

kmaru
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor Leite em Ter Nov 16, 2010 11:40 pm

Enfim, não dá pra ser nada agressivo com um FF, ou pelo menos com o Corsa.

No sábado eu peguei uma junção em descida, para a direita. Nem era muito fechada. Entrei a 60km/h em 4ª e tirei o pé, e ainda assim ele ou saiu de frente, ou foi rolagem de carroceria, sei lá. Ele simplesmente não seguiu a rota que eu imprimi no volante.

Engraçado foi que o pneu nem cantou. Já em uma junção mais fechada, só que em subida, entrei a uns 50 e ele cantou de leve, mas não saiu da rota. Meu colega se agarrou na porta ^^

Enfim, se me perguntassem, acho que foi rolagem de carroceria. Eu meio que me assustei, já tava com o pé levantado, se fosse mais grave não tinha mais nada pra fazer e eu tava FUDIDO. Freio ou embreagem, nem pensar numa situação dessas.
Vitor Leite
Piloto

Mensagem por Zezé em Qua Nov 17, 2010 11:51 am

você usas susp stock né?
Zezé
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vitor Leite em Qua Nov 17, 2010 6:28 pm

o corsa é todo stock.
Vitor Leite
Piloto

Mensagem por Zezé em Qua Nov 17, 2010 9:04 pm

ele deve tar com um set up todo molenga o.o
Zezé
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celso santos em Qua Nov 17, 2010 9:08 pm

Bom,é claro que tem FR"s e FF"s que não são bons em saida e entrada,mais isso é outro assunto.
FF é bom de entrada(considerando o carro como veio de fabrica),nessa situação a suspensão não ajuda muito,mais isso não pode desaparecer. Talvez não seja tão bom assim de saida como o FR, mais dentro da curva as coisas não param e o FF pode se sobressair.
Não discordo da sua afirmação que FR é bom de saida, e isso é fato,mais discordo com a tragetória que ambos tomam dentro da curva e que vc destacou como um ponto negativo para o FF,do mesmo modo que um FR pode mudar sua linha usando sua tração,o FF tambem pode,pois a traseira é um ponto negativo no mesmo não é?mais se o piloto for um profissional ele vai usar isso a seu favor,a traseira alinha-se à disposição da tração o motor em rotação alta move o corpo fazendo assim uma linha perfeita(considerando Drift). é claro que para isso é necessário o minimo de under.
Um bom exemplo mais com alguns defeitos e outro uso de técnica é o do EG6 dos Nightkids,esqueci o nome do carinha,mais repare que ele puxa o freio de mão em algumas vezes na corrida com o takumi,e ainda "abusa" do freio e do acelerador.
Esse EG6 tem um under,pequeno porém o bastante para o se observar seus defeitos.
Isso que me referi.
Celso santos
Hashiriya

Ver perfil do usuário

Mensagem por kmaru em Qua Nov 17, 2010 10:03 pm

Bem, Celso, entendo sua discordância, como havia dito, um FR pode tanto causar understeer como oversteer, mas isso depende de utros fatores, potência, aderência, acerto da suspensão, piloto, e não-lembro-mais-o-que. Eu considerando um FR como equilibrado aquele carro que se comporta conforme o piloto, tendo competência para isto, definir se o carro vai dar a sensação de understeer ou se o carro vai dar a sensação de oversteer, ou seja, com o carro literalmente "nas mãos". Usando para exemplificar, uma curva de média velocidade, em que você possa entrar nela usando de oversteer, mas que pra se manter na trajetória da metade até a saída da mesma seja necessário certo controle da aceleração, um FF nessa situação pra se manter seria mantida aceleração até o momento que o piloto possa acelerar mais até o final. Um FR nessa situação é possível começar a acelerar antes considerando que o carro vai querer causar oversteer, se houver aceleração exagerada sem dúvida a traseira vai sair em demasia e isso renderá um tempo desnecessário e até possivelmente perda de velocidade na saída da curva, mas se houver uma aceleração acentuada mas controlável sem dúvida que sairá da curva com mais velocidade e claro com menos tempo.

Na corrida contra o Shingo, vamos lembrar que tinha um fator limitante, o esterço reduzido, e nisso sem dúvida um FF vai ser mais fácil de controlar, pois qualquer oversteer é só acelerar pra corrigir, e ele usou freio-de-mão justamente pra poder manter o traçado, pois sem o mesmo ele não conseguiria fazer curvas fechada, o esterço limitado não permitiria se manter na trajetória. O Takumi pra se adaptar ele aproveitou que o 86 já tinha passado por um ajuste desfavorecendo o oversteer, para um drift mais controlável, mínimo de ângulo de drift possível e pra manter o ângulo a tração, momento em que ele passou a fazer drift nas 4 rodas. Agora, você já parou pra pensar o tanto de velocidade em curva que estariam perdendo os dois, principalmente o EG, porque fica alí na curva puxa e-brake, solta e-brake, puxa e-brake, solta e-brake, isto não permite velocidade estável na curva.

Outra coisa que lembrei, freio com o pé esquerdo, que foi criada para conter o understeer dos FF's, mais um motivo pra eu optar por FR, posso usar freio com pé esquerdo, mas não preciso. Recentemente tenho tentado causar oversteer no Chevas com apenas transferência de peso, e vi que posso me concentrar mais no volante do que com freio-de-mão.

Apenas lembrando que esta é a minha análise, se alguém é contra, tudo bem, eu entendo, mas sem ignorância pra cima de mim, Não foi o seu caso, Celso, nem de nenhum outro membro daqui... ainda.

Última edição por kmaru em Qui Nov 18, 2010 11:21 am, editado 1 vez(es)

kmaru
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zezé em Qui Nov 18, 2010 10:44 am

calma marcelo, aqui é no amor sempre lol
eu concordo contigo, drift em ff é perda de tempo.
Zezé
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por kmaru em Qui Nov 18, 2010 11:43 am

Foi mals, estou mais calmo, mas é que ultimamente tenho a sensação de estar sendo perseguido porque sou contra o rumo em que a modernidade automolística está indo. Eu simplesmente não consigo ver um FF como vantajoso, eu apenas vejo que FF surgiu pra melhor aproveitamento de espaço e mais facilidade de controle, e é isto que a massa de condutores mundiais querem, carro pequeno com espaço e fácil de dirigir. Mas se FF pode ser tão superior a um FR ou qualquer outro carro de tração traseira, por que a principais categorias automobilísticas ainda usam a tração traseira, por que F1 ainda é MR? Tudo bem que temos muitos FF's interessantes, sou muito fã dos type-R, em particular o Integra, mas se temos muitos FF's no mercado é por causa dos condutores que apenas querem um carro pra família, esportivos FF são uma pequena parcela desse mercado de FF's, e essa parcela maior é que não permitiu que ainda tivesse FR's de baixo custo, principalment no Brasil, em que de carro novo temos de FR as pick-ups, utilitários pesadíssimos e carros muitos caros e que não tem propósito de esportividade, exemplo o omega, mesmo com aquele motor, sendo FR e um visual até que agrassivo, vem só com câmbio automático, nem é automatizado com opção de trocas de marcha, é automático mesmo, o que nos sobrou são apenas carros antigos q perduraram até os anos 90, vide o antigo omega...

Bem, já desabafei.

kmaru
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zezé em Qui Nov 18, 2010 12:29 pm

nada que um swap de cambio não resolva no omega lol
mas é foda mesmo, tem muito carro ff por causa do preço de produção e espaço interno mesmo :/
Zezé
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Qui Nov 18, 2010 5:50 pm

Marcelo escreveu:pois transição de peso não é algo que dependa muito da tração

Claro que não, mas depende da distribuição de peso, que é muito mais focada na frente num FF. Motor, câmbio e diferencial sob/a frente do eixo dianteiro.
O cara que entrar numa curva fechada com um FF comum achando que está num FR vai ver o guard rail entrando pelo parabrisa com a saída de frente.

A propósito, Éder, eu queria perguntar algo, quais são as medidas dos pneus do seu Chevas?

185/60 atrás e 175/65 na frente. R14
E o seu, mano?

ele deve tar com um set up todo molenga o.o

Isso é de fábrica mesmo. lol
O Corsa sedã é o carro mais molenga que eu já dirigi. Saí de uma curva, nem estava rápido, quando apontei na reta ele continuou balançando de um lado pro outro, que nem um berço de bebê. deusmelivreeguarde

FF é bom de entrada

Antes de mais nada, estamos falando de carros de rua comuns, né?
Se sim, como já falei acima, um carro FF por ter muito peso concentrado a frente do veículo, exige mais cuidado na entrada da curva. Frear atrasado pode significar um beijo no muro. É muito mais fácil perder a aderência nas rodas da frente num carro FF, em entrada de curva, pela distribuição de peso e isso te obriga a ser menos agressivo.
Já num FR, a inércia é menor pela melhor distribuição de massa e consequentemente a aderência é maior nessa situação. Bingo, sua entrada é melhor. Você pode ser mais agressivo e mais rápido na entrada.
Tenho dirigido/comparado muitos carros ultimamente e essa é minha visão.
Se o papo for carro de competição, ai a história é outra. Setting de suspensão e habilidade anulam e/ou modificam quase tudo.

Minha visão sobre a saída de curva: Carros comuns de rua, FF's vs FR's, não há vantagem de FR sobre FF porque não há potência sufiente no FF pra tirar ele da trajetória. A não ser que o cara esteja usando Pirelli P200 ou que não tenha controle ou habilidade de criar uma linha que o favoreça.
Pergunte ao Deph se o 1.6R dele sai tanto de frente na saída. Pergunte ao Julio também, se o Civic Si ou o Focus Ghia são tão ruins. Risos!
Carros até 300 cvs, ambos tem dificuldades na saída. Se FF sai de frente, FR sai de traseira. É questão de controle e habilidade.
Acima disso não há o que discutir, FF fica prejudicado demais.

Eu simplesmente não consigo ver um FF como vantajoso, eu apenas vejo que FF surgiu pra melhor aproveitamento de espaço e mais facilidade de controle

Poxa Marcelo, você pede pra não receber ignorância, mas você cometeu ignorância aí acima ao generalizar.
Isso é coisa do passado, hoje nem todos os FFs são assim, veja os tempos de Focus e Megane nas pistas mundo afora e vai perceber que vai precisar de um Porsche pra bater de frente contra esses FFs.
Quando você começar a correr em Track days também vai passar MUITO perrengue contra Celtas, Golfs e etcs.

drift em ff é perda de tempo.

Assista a Paulista de Clássicos. No youtube deve ter. Vocês acham que FF não faz drift e não sei mais o que, e na verdade quem faz drift efetivo, pra baixar tempo ao invés de ser apenas pra presepada, é FF, e em pista ainda. Muito lol!

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zezé em Qui Nov 18, 2010 6:45 pm

pra mim drift em ff é perda de tempo e ponto.
Zezé
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Éder em Qui Nov 18, 2010 6:50 pm

Zezé escreveu:pra mim drift em ff é perda de tempo e ponto.

Então você acha que um drift controlado numa categoria de automobilismo de verdade, que anula o under e faz os tempos baixarem, demonstrando um conhecimento incrível de mecânica, settings e habilidade, é perca de tempo?

Ver perfil do usuário

Mensagem por Zezé em Qui Nov 18, 2010 11:05 pm

eu acho que isso é muito hipotético e que na prática não acontece
com algumas exceções, como hairpin
Zezé
Doriking

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado