Transferência de peso
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Deph
Éder
motoyuki
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Transferência de peso
No D1 que ocorreu em Ebisu tem vários exemplos da técnica que o Takumi usou contra o Miata vermelho:
Mais fotos em:
http://speedhunters.com/archive/2010/08/13/event-gt-gt-d1-gp-round-6-ebisu-pt-1.aspx
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motoyuki- Piloto
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Re: Transferência de peso
haha
E o Zé teimava que era impossível. rs
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Éder- Doriking
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Re: Transferência de peso
gostaria de saber tecnicas avançadas de FF. Apesar do videos do rignotti serem uma aula , sem legenda fica mais dificil de aprender né..
Deph- Piloto
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Re: Transferência de peso
esta foto acima não esta aqui simplesmente pra irritar o zé ... eu botei ela aqui também pra ilustrar um fenomeno ... vejam como o peso vai todo prum canto só levantando a frente do carro , pergunta :
Seria este o inverço do que acontece nos ffs de pista quando entarm num corner com violencia ?
ps: Devia estar escrito ''haters gona hate '' nesta foto..
Deph- Piloto
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Re: Transferência de peso
Eu diria que pra isso acontecer seria necessário que os amortecedores tenham um curso limitado,mesmo levantado a roda não desceria tanto, e isso tem que acontecer durante a aceleração, o contrário do que pode acontecer em alguns FF's. Essa seria minha análise.
kmaru- Doriking
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Re: Transferência de peso
Acho que uma relação entre o peso no eixo e o curso do amortecedor. Não dá pra taxar uma regra "é assim num FF ou assim num FR ou RR".
Mas já posso dizer "é assim num Cinquecento das antigas".
Mas já posso dizer "é assim num Cinquecento das antigas".
Re: Transferência de peso
fico comfuso pois o grande trunfo dos abarth 1000 era baicho peso a manobrabilidade .. e com uma roda dianteira fora do chão fico imaginando qual era o controle que o cara tinha do carro nessa hora...
Deph- Piloto
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Re: Transferência de peso
Mas a roda de dentro exerce um papel menos importante.
Assim como quando o Keisuke quebrou a Suspensão por causa do óleo na pista na rorrida contra o Evo V.
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motoyuki- Piloto
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Re: Transferência de peso
Galera, o curso do amortecedor não influência tanto nisso, não é necessário um curso menor pra roda levantar nessa manobra, pois por mais que o amortecedor seja longo, as bandeijas tem um limite, que é pequeno.. Quem já levantou um carro (comum mesmo) num macaco sabe que precisa-se de muito pouco pra levantar a roda do chão, salvo algumas excessões como o eixo traseiro de Fucas e Variantes. Portanto, olhando para as fotos que o Moto postou, dá pra notar que a altura ali é muito mais do que suficiente pra tirar a roda de qualquer carro (comum ou de competição) do chão.
Lí o Bob Sharp dizendo no autoentusiastas que esse fenômeno ocorre principalmente pela barra estabilizadora dianteira muito dura:
Sobre o Agile:
"A rolagem é mínima e uma das explicações é a barra estabilizadora dianteira extremamente grossa, que eu soube ser de 26 mm de diâmetro. O efeito de levantar a roda dianteira interna devido a essa barra é mínimo, só ocorre tomando-as como em velocidade bem alta."
Lí o Bob Sharp dizendo no autoentusiastas que esse fenômeno ocorre principalmente pela barra estabilizadora dianteira muito dura:
Sobre o Agile:
"A rolagem é mínima e uma das explicações é a barra estabilizadora dianteira extremamente grossa, que eu soube ser de 26 mm de diâmetro. O efeito de levantar a roda dianteira interna devido a essa barra é mínimo, só ocorre tomando-as como em velocidade bem alta."
Éder- Doriking
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Re: Transferência de peso
e os abarth ?
Deph- Piloto
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Re: Transferência de peso
no caso, uma barra estabilizadora mais grossa, faz sentido, em partes acaba por limitando a ação da suspensão... um carro d suspensão comum, q visa mais conforto, dificilmente aconteceria d levantar a roda, uma coisa é levantar o carro no macaco, outra é na transferência d peso, e nota-se bem q o q ajuda a levantar, referindo aos carros das fotos, é, além da suspensão bastante rígida, a velocidade, como diz a citação do éder, e as zebras...
kmaru- Doriking
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Re: Transferência de peso
kmaru escreveu:um carro d suspensão comum, q visa mais conforto, dificilmente aconteceria d levantar a roda,
A barra estabilizadora existe em suspensões de carros comuns que visam conforto, como o Agile do texto. E poxa, já vi comentários do Bob e de outros pilotos sobre isso, não é tão difícil, ainda mais pra gente que anda forte.
Molas e amortecedores rígidos demais não te ajudam, o que te ajuda é a barra e o curso menor do amortecedor.
Pensa bem, uma suspensão rígida na frente (excluindo as barras) não faz diferença nenhuma, pois no caso o movimento do amortecedor é abrindo, e se sua suspensão traseira está rígida, como ela vai ceder o suficiente pra levantar a dianteira?
uma coisa é levantar o carro no macaco, outra é na transferência d peso
Meu exemplo do macaco foi só pra lembrar da quantidade de altura suficiente pra levantar uma roda do chão. Se o lado da roda subir e a bandeija chegar no limite, a roda vai levantar ué, seja num macaco ou na transferência de peso. E como já disse, não é necessária muita altura pra isso.
Tirei umas fotos no serviço hoje.
Essa é uma Marajó levantada no macaco, com um dedo de altura pro chão.
E esse um 206, também um dedinho do chão
Na minha opinião da pra atingir essa altura e muito mais num carro comum com transferência de peso.
Éder- Doriking
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Re: Transferência de peso
compara a altura q tá roda dos carros do D1 e das q vc apresentou, vc disse q esses carros estão a 1 dedo do chão e qntos dedos estão os do D1? é nisso q tou falando, tou referindo q um carro com suspensão original ñ levanta do mesmo jeito q esses do D1, pode levantar? pode, mas ñ tanto, esses carros do D1 são baixos, os amortecedores são rígidos e o curso é menor...
kmaru- Doriking
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Re: Transferência de peso
kmaru escreveu:compara a altura q tá roda dos carros do D1 e das q vc apresentou, vc disse q esses carros estão a 1 dedo do chão e qntos dedos estão os do D1? é nisso q tou falando,
Ah meu velho, põe a cabeça pra funcionar. A foto é só pra mostrar a altura mínima que o carro sai do chão forçado diagonalmente. Nessa altura a suspensão traseira mal mexeu. Se ela for forçada na transferência de peso, a dianteira oposta vai subir muito mais. Você não leu quando eu disse que "da pra atingir essa altura e muito mais"?
kmaru escreveu:tou referindo q um carro com suspensão original ñ levanta do mesmo jeito q esses do D1, pode levantar? pode, mas ñ tanto, esses carros do D1 são baixos, os amortecedores são rígidos e o curso é menor...
E os estabilizadores são duros.
Todos os 4 amortecedores são rígidos? Ainda acho que amortecedores macios facilitam o fenômeno, a traseira precisa ceder pra dianteira levantar, se ela for rígida a manobra fica difícil.
Deph sobre amortecedores traseiros duros para esse fenômeno:
"acho que seria mais facil até de capotar por não ter tolerancia a inclinação"
Éder- Doriking
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Re: Transferência de peso
Acho que que não estão levandoem conta as molas ...
amortecedor duro só server pra estabilidade se a susp ta beeeem baicha
e mesmo assim num piso mais acidentado o fato de ser duro demais acaba por prejudicar a pilotagem por causa dos impactos no volante .
Direção direta e susp firme são boas pra pilotagem mas mesmo assim tem que haver algum amortecimento pra lidar com a massa que fica acima do centro de gravidade.
quem andou de kart sabe como é direta a reação do kart , mais sabe também como é HORRIVEL ele num piso um pouco mais acidentado , parece que vc ta sentindo o solo dentro da sua cabeça de tão forte as vibrações.
Claro que amortecedores mais duros com as molas corretas e barras estabilizadoras fazem um carro de manobrabilidade fudida , que faz curvas quase magicas , mais mesmo o setups mais hardcores tem algum amortecimentos para não jogar a aderencia no lixo toda vez que pula numa imperfeição .
amortecedor duro só server pra estabilidade se a susp ta beeeem baicha
e mesmo assim num piso mais acidentado o fato de ser duro demais acaba por prejudicar a pilotagem por causa dos impactos no volante .
Direção direta e susp firme são boas pra pilotagem mas mesmo assim tem que haver algum amortecimento pra lidar com a massa que fica acima do centro de gravidade.
quem andou de kart sabe como é direta a reação do kart , mais sabe também como é HORRIVEL ele num piso um pouco mais acidentado , parece que vc ta sentindo o solo dentro da sua cabeça de tão forte as vibrações.
Claro que amortecedores mais duros com as molas corretas e barras estabilizadoras fazem um carro de manobrabilidade fudida , que faz curvas quase magicas , mais mesmo o setups mais hardcores tem algum amortecimentos para não jogar a aderencia no lixo toda vez que pula numa imperfeição .
Deph- Piloto
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Re: Transferência de peso
tá, éder, q seja, eu tentei, ñ quero extender isso...
kmaru- Doriking
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Re: Transferência de peso
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Re: Transferência de peso
tou falando isso pq realmente ñ gosto d abranger discussões, como outras vezes q aconteceu, posso talvez estar errado, ou ñ, mas só vou t certeza com dados mais aprofundados, enquanto isso sou convicto no meu raciocínio... só isso...
ñ quero estar sentindo uma treta...
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kmaru- Doriking
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Re: Transferência de peso
Eu acho q um carro normal precisa de muito mais tranferência de peso que outro com suspensão de curso mais curto.
E a barra0estabilizadora é diferente tbm. A do Gol é ligada na carroceria, diferente dessas de competição de que liga uma roda na outra.
E a barra0estabilizadora é diferente tbm. A do Gol é ligada na carroceria, diferente dessas de competição de que liga uma roda na outra.
motoyuki- Piloto
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Re: Transferência de peso
motoyuki escreveu:Eu acho q um carro normal precisa de muito mais tranferência de peso que outro com suspensão de curso mais curto.
Sim!
E a barra0estabilizadora é diferente tbm. A do Gol é ligada na carroceria, diferente dessas de competição de que liga uma roda na outra.
De competição não. Não conheço a do Gol, mas a do próprio Agile e de tantos outros carros de rua comuns são barras estabilizadoras roda-a-roda.
EDIT: Andei conversando, 90% dos carros de rua usam barra estabilizadora ligada na roda, os que não tem a barra geralmente são os 1.0 (Gol 1.0, Uno 1.0)...
Éder- Doriking
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Re: Transferência de peso
falando nisso , vo comprar juma barra estabilizadora pro comp, mais para isso vo ter de passar o estepe do uno pra tras mais tudo bem ai melhora mais ainda a distribuição de peso .
O lanceé .. elas são baratas , vo pagar 160 na minha mais tem umas fodonas cm regulagem e o caralho aquatiko que custa 240 paus... po é muito barato pra uma coisa que faz tanto pelo carro.
barra anti torção
e vi também que existem as inferiores e superiores .. quala diferença ... ou ela trabalham juntas ...
suspenção e uma area facinante do carro vo investir na minha
O lanceé .. elas são baratas , vo pagar 160 na minha mais tem umas fodonas cm regulagem e o caralho aquatiko que custa 240 paus... po é muito barato pra uma coisa que faz tanto pelo carro.
barra anti torção
e vi também que existem as inferiores e superiores .. quala diferença ... ou ela trabalham juntas ...
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Deph- Piloto
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Re: Transferência de peso
Cara, eu liguei ontem na tag pra saber o preço das molas esportivas... Fiquei de cara, além de não disponibilizarem o par, só o jogo, me pediram 480 nelas, amortecedores 438 o jogo, se eu comprasse o kit me faziam por 800... mesmo que sejam espprtivas eu achei caro as molas, não imaginei que pediriam tanto... Agora fiquei meio desiludido, porque eu queria trocar as molas dianteiras, mas não queria por as originais... Com o salário que ganho é complicado, e não sei o que decidir no momento...
kmaru- Doriking
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Re: Transferência de peso
manos montem o kit dori feliz no chevas é bem mais barato e por partes
Deph- Piloto
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